NOTÍCIAS E EVENTOS

 

RBJID
Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa 4400 Jenifer Street N.W. Suite 330
Washington D.C 20015 - USA
Telefones: 1 (202) 686-1502 / 1503 / 1504
Fax: 1 (202) 537-4829

o conselho de delegados da junta interamericana de defesa

      É o órgão máximo representante da JID e representa os interesses dos países-membros da OEA no que diz respeito aos Assuntos Militares e de Defesa. Cada país é representado no Conselho por um Delegado. No caso do Brasil, um Oficial General de uma das 3 Forças Armadas em sistema de rodízio ou equivalente civil que tenha, reconhecidamente, experiência em Assuntos Militares e de Defesa.

      Esse Delegado assiste às reuniões, trabalha ativamente nas diversas Comissões instauradas pela JID para tratar de temas diversos, desde Orçamento e Curriculares, até aqueles que visam desenvolver instrumentos que permita à JID desenvolver-se e, assim, representar os interesses de seus Ministérios de Defesa e autoridades diplomáticas.

      O Oficial General brasileiro trabalha em estreita coordenação com a Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, responsável por formular as bases da Política de Defesa Nacional; e com o Embaixador do Brasil na OEA.

      As opiniões dos Estados-Membros, ante o Conselho de Delegados, são experessadas através do voto de seus representantes (Delegados) durante as Reuniões Ordinárias do Conselho de Delegados da JID, considerado a instância deliberativa da JID.

      Todas as reuniões são realizadas em três línguas: Espanhol, Inglês e Português.

  voltar à página da JID