Contents
- 1 O que foi a lei do máximo explique?
- 2 Quais as principais consequências da fase da Convenção Nacional?
- 3 O que foi o período da Convenção Nacional?
- 4 Qual era a função do Comitê de Salvação Pública?
- 5 O que foi o período do Terror Brainly?
- 6 O que foi a fase do Terror Brainly?
- 7 Quais as principais características da fase da Convenção Nacional?
- 8 Quais os principais acontecimentos da Convenção Nacional?
- 9 Qual a primeira decisão da Convenção Nacional?
- 10 O que foi o Diretório e quais os acontecimentos principais desse período?
- 11 Quais as principais características do Diretório?
- 12 O que eram os jacobinos e girondinos?
- 13 Qual era a função do criado?
- 14 O que aconteceu na França após a criação do Comitê de Salvação Pública?
- 15 Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?
O que foi a lei do máximo explique?
A Lei do Máximo Geral (em francês: Loi du Maximum général) foi instituída durante a Revolução Francesa em 29 de setembro de 1793, estabelecendo limites de preços e punindo a fraude de preços para tentar garantir o fornecimento contínuo de alimentos à capital francesa.
Quais as principais consequências da fase da Convenção Nacional?
Com a volta do projeto político da alta burguesia, as leis populares foram revogadas e uma nova constituição elaborada. Os setores populares foram excluídos dos quadros políticos. O novo governo seria exercido por um diretório escolhido por cinco membros escolhidos pelos deputados.
O que foi o período da Convenção Nacional?
A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional.
Qual era a função do Comitê de Salvação Pública?
Também conhecido como Comitê de Salvação Pública. Foi criado em abril de 1793, durante a Revolução Francesa, e controu com a importante liderança de Robespierre. O seu principal objetivo era proteger a nova república contra seus estrangeiros e inimigos domésticos.
O que foi o período do Terror Brainly?
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
O que foi a fase do Terror Brainly?
O terror teve início com a invasão dos Sans-Culottes à Convenção Nacional em 1793 e com a expulsão dos Girondinos. A partir desse ponto, os Jacobinos tomaram o poder, com o apoio dos Sans-Culottes.
Quais as principais características da fase da Convenção Nacional?
A fase da Convenção Nacional foi comandada pelos jacobinos, que se valeram do terror político, materializado nas sucessivas execuções na guilhotina. Entre as vítimas da radicalização revolucionária estavam o rei da França, Luís XVI, e a rainha, Maria Antonieta.
Quais os principais acontecimentos da Convenção Nacional?
A vitória do exército popular contra os reinos da Prússia e da Áustria, em 1792, que haviam tentado invadir a França, fortaleceu os grupos políticos republicanos, o que levou ao fim da fase da Monarquia Constitucional da Revolução Francesa.
Qual a primeira decisão da Convenção Nacional?
Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: O governo provisório da França será revolucionário até a paz.
O que foi o Diretório e quais os acontecimentos principais desse período?
O Diretório foi o regime político adotado pela Primeira República Francesa entre 26 de outubro de 1795 (no calendário revolucionário, 4 de termidor do ano IV) e o golpe de Estado do 18 de brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799). Os membros do Diretório (Diretores) eram eleitos por cinco anos.
Quais as principais características do Diretório?
Principais características do Diretório: – Governo republicano e conservador exercido pelos girondinos, representantes da burguesia francesa. O Diretório (representante do poder executivo) era composto por cinco membros eleitos por cinco anos. – Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte.
O que eram os jacobinos e girondinos?
Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
Qual era a função do criado?
“Em 1820, os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados. Alguns desses homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama com um copo d’água, roupas ou o que mais fosse. Esse móvel exercia a mesma função do escravo doméstico e foi chamado de criado.
O que aconteceu na França após a criação do Comitê de Salvação Pública?
Após a prisão e execução das facções rivais de Hebertistas e dantonistas, o sentimento na Convenção, eventualmente, voltou-se contra Robespierre, que foi executado em julho de 1794. Na seguinte Reação Termidoriana, a influência do comitê diminuiu e foi abolido em 1795.
Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?
Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.