Gestão De Resíduos Sólidos O Que Diz A Lei Pdf? (Correct answer)

O que diz a Lei sobre resíduos sólidos?

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O que a legislação diz sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos?

A lei 12.605 foi sancionada em 02 de agosto de 2010 e é um importante instrumento que traz muitos benefícios, principalmente para as empresas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e as empresas lidarem com os resíduos gerados.

O que é a Lei do lixo?

O Governo Federal através da Lei nº 14.026 de 15 de julho de 2020, institui o novo Marco Legal do Saneamento Básico. A lei obriga os municípios brasileiros a aplicarem tarifas ou taxas de serviços de gestão dos resíduos sólidos, o lixo produzido pelas cidades.

You might be interested:  Lei Que Libera O Funcionario Para Fazer Concurso?

Como funciona a legislação brasileira aplicada a problemática dos resíduos sólidos?

No que tange à problemática dos resíduos sólidos algumas leis ganham destaque tais como: Lei 6.938/81 (Política Nacional de Meio Ambiente); Lei 9.795/99 (Política Nacional de Educação Ambiental); Lei 11.445/07 (Política Nacional de Saneamento Básico); Lei 10.257/01 (Estatuto das Cidades); Lei 12.305/10 (Política

Como é feito o descarte de resíduos sólidos?

– Aterro Sanitário: Em um local impermeabilizado, os resíduos sólidos são colocados no solo, mediante a camadas de material próprio. Incineração: Utiliza-se a combustão controlada para redução de peso e do volume do lixo.

O que são considerados resíduos sólidos?

Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

Quais são as legislações responsáveis pelos gerenciamentos de resíduos?

A chamada “Lei do Lixo”, de número 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instaurada em 2010, é sem dúvida o marco da gestão ambiental no nosso País.

Qual ou quais são as leis que tratam sobre o correto gerenciamento de resíduos?

Sabendo qual tipo de resíduo a empresa está recolhendo para tratamento, é importante seguir pelo menos três leis: Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos; Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico; Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.

Qual a Lei que proíbe jogar lixo na rua?

Art. 2º É proibido jogar lixo de qualquer natureza em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos, observados os dispostos na lei nº 12.305, de agosto de 2010. Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

You might be interested:  Lei Que Da Dinheiro Aos Artistas?

Quem criou a Lei do lixo?

Em julho do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei federal nº 14.026, que estabelece o Marco Legal do Saneamento Básico no país. Pela lei, todos os municípios brasileiros tinham até o dia 15 deste mês para instituir a taxa de resíduos sólidos.

O que é a incineração do lixo?

É um processo utilizado para eliminar resíduos perigosos por meio de alta temperatura (de 900 a 1.250ºC). Também pode ser incinerado tudo o que, sendo orgânico, já não é reutilizável ou reciclável. A queima do lixo reduz o volume a ser descartado e o impacto ambiental e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

O que podemos fazer para resolver o problema do lixo?

Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:

  1. Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos.
  2. Biodigestão.
  3. Crédito de carbono.
  4. Incineração.
  5. O lixo que vira asfalto.

Qual a importância das leis referentes aos resíduos sólidos?

Com a sanção da lei estabeleceu-se a diferença entre resíduo e rejeito. A ideia é diminuir o volume de rejeitos nos aterros sanitários e incentivar os mecanismos de reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, permitindo uma redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente e a saúde pública.

Quais as principais mudanças trazidas pela implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305 2010 )?

As principais inovações trazidas por esta lei foram: a implementação da coleta seletiva, elaboração de planos de gestão de resíduos sólidos por todos os entes da federação, a responsabilidade compartilhada dos resíduos gerados, e a valorização e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *