Lei Complementar Que Criou O Estado De Rondonia? (Best solution)

Qual a Lei Complementar criou o Estado de Rondônia?

LEI COMPLEMENTAR Nº 41, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1981 Cria o Estado de Rondônia, e dá outras providências. Art.

Quem foi o primeiro presidente da República que sancionou a lei que criou legalmente o Território Federal de Rondônia?

Figueiredo sancionou a lei criando o novo estado em 22 de dezembro de 1981.

Em que ano foi criado o Estado de Rondônia?

Estado de Rondônia celebra 39 anos de criação e relembra momentos importantes da história. O ano era de 1981 quando Rondônia foi elevado à categoria de Estado, mesmo período que vivia um intenso crescimento, tornando-se uma necessidade a realização de seu anseio.

Qual o presidente que levou o Rondônia a condição de Estado?

A transformação do Território Federal em Estado foi um trabalho desenvolvido por vários governadores do Território, mas o primeiro a plantar as bases estruturais para a nova Unidade Federativa foi o Coronel Humberto da Silva Guedes que governou Rondônia de julho de 1975 a abril de 1979.

You might be interested:  Codigo Penal Qual Lei? (Solution found)

Quem foi o primeiro governador do Estado de Rondônia?

A partir da análise inicial desses documentos com o referencial teórico utilizado no neste trabalho, consideramos Jorge Teixeira de Oliveira, primeiro governador de Rondônia, como um representante dos interesses modernizadores dos militares para o desenvolvimento econômico, social e político da região amazônica do

Como se chamava Rondônia antes de 1956?

O território de Rondônia pertenceu aos estados de Amazonas e Mato Grosso, sendo transformado em território nacional em 1943, com o nome de Território de Guaporé. Já em 1956, o nome do território foi mudado para Rondônia, uma homenagem a um dos desbravadores da região, o marechal Cândido Rondon.

Qual a idade do estado de Rondônia?

Mesmo com o ‘apelo’ de deputados, o governo federal tinha receio em uma transição para administração própria, pois ao criar um novo estado federativo, o recurso ‘nacional’ teria uma divisão maior. Foi em 22 de dezembro de 1981 que Rondônia foi elevado à categoria de estado. 5

Como surgiu o estado de Rondônia?

Em 1943 foi constituído o Território Federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, com o desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas. A intenção era apoiar de maneira mais direta a ocupação e o desenvolvimento da área. Em 1956, o território passou a se chamar Rondônia.

Quais os países que faz divisa com Rondônia?

O estado de Rondônia localiza-se na porção oeste da região Norte do Brasil. Em território nacional, faz divisa, ao norte e noroeste, com o Amazonas e Acre, e, ao leste e sudeste, com o Mato Grosso. A oeste o estado se limita com a Bolívia.

Quando o estado de Rondônia deixou de ser território?

Com uma economia baseada na exploração de borracha e de castanha-do-pará, pela Lei de 17 de fevereiro de 1956 passou a se denominar Território Federal de Rondônia, em justa homenagem ao sertanista Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958).

You might be interested:  Lei Divina O Que Significa? (Solution)

Como foi marcada a administração de Jorge Teixeira?

A administração do coronel Teixeira foi marcada pelo dinamismo e pela febril atividade de criação de uma infra-estrutura capaz de permitir a viabilizar a administração do futuro Estado de Rondônia. Vivia-se sob constantes racionamentos de energia elétrica na capital e nas principais cidades de Rondônia.

Porque o Território Federal de Rondônia foi elevado à condição de estado?

A elevação do Território Federal à categoria de Estado atendia a reivindicação antiga que havia se acentuado na década anterior, diante da intensificação do movimento migratório, tendo como condicionador o eixo da Rodovia BR-364, no trecho Cuiabá- Porto Velho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *