Lei De Salamanca O Que É?

O que é a Lei de Salamanca?

Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social.

O que diz a Declaração de Salamanca?

A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for. Uma das implicações educacionais orientadas a partir da Declaração de Salamanca refere-se à inclusão na educação.

Qual é a importância da Declaração de Salamanca?

O documento reforça o direito à uma educação de qualidade e que considere as características e os interesses únicos de cada educando, evitando-se assim, discriminações e a exclusão escolar. Nesse sentido, propõe que as escolas se organizem e se capacitem para atender a todos.

You might be interested:  Porque A Lei Zero É Fundamental Para A Medida Da Temperatura? (Solved)

Quem são os alunos com necessidades especiais para a Declaração de Salamanca?

crianças com deficiências e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos e marginalizados.

Quem criou a lei de Salamanca?

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994. FOUCAULT, Michel. Os anormais.

Quais são os princípios da educação especial?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Como citar a Declaração de Salamanca ABNT?

Brasília, 1988. ________. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.

O que a Declaração de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da escola inclusiva?

O que a Declarao de Salamanca menciona sobre os seguintes aspectos que seriam a base da Escola Inclusiva: Escolas deveriam, portanto, prover oportunidades curriculares que sejam apropriadas a criana com habilidades e interesses diferentes.

O que trata as necessidades educativas especiais?

Consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais ( NEE ) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio

You might be interested:  Lei Que Regula A Profissão De Administrador? (Solved)

Quais foram as mudanças significativas no contexto escolar após a Declaração de Salamanca?

RESPOSTA ESPERADA: Após a Declaração de Salamanca, as mudanças com relação ao processo de inclusão escolar surgem através da reforma e reestruturação do espaço educacional, com o objetivo de garantir a todos o acesso à educação e oportunizar ações sociais oferecidas pela escola.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Como citar a Declaração de Salamanca?

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca -Espanha. FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Em qual ano foi feita a Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias?

Em 1994, a Declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que “as escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *