Lei Para Quem Compra E Nao Paga? (Correct answer)

Qual o crime para quem compra e não paga?

Apresentando-se como uma vertente do crime de estelionato, esta o crime do artigo 176 do Código Penal, inserido no CAPÍTULO VI que cuida do ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES. Trata-se, portanto do popularmente conhecido caloteiro ou vigarista.

O que fazer quando uma pessoa compra e não paga?

Nesses casos, basta o comerciante entrar com uma ação para advertir ao devedor do débito pendente. Chamada de “ação monitória”, deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. Feito isso, o juiz responsável expedirá um mandato de pagamento e o devedor terá 15 dias para executá-lo.

Quando o consumidor não paga?

Em uma ação judicial, além dos danos econômicos, relacionados ao valor pago e não devolvido, o consumidor pode alegar danos morais, relativos à perda de tempo produtivo entre outros aborrecimentos, o que vai aumentar a oneração da empresa e a indenização do consumidor.

Quando é considerado estelionato?

O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa;; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

O que é o artigo 177?

I – FRAUDES E ABUSOS EM SOCIEDADES POR AÇÕES. Nos incisos do § 1º do artigo 177 do Código Penal, estão previstos vários tipos relacionados com as fraudes e abusos na administração de sociedade anônima por ações com a ressalva de o fato não constituir crime contra a economia popular.

You might be interested:  O Que A Lei Diz Sobre Vale Transporte? (Solved)

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são os seus direitos como consumidor que está devendo?

Quais são os meus direitos ao negociar dívidas?

  • Não ser exposto a constrangimentos.
  • Não ser submetido a ameaças ou coação.
  • Não ser obrigado a ir até o local da dívida realizar uma negociação.
  • Exigir a identificação do cobrador.
  • Recusar a penhora de bens.

Quando o consumidor tem direito?

O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O que é estelionato exemplo?

Um exemplo de estelionato é a hipótese do agente que vende veículos com gravame judicial, sendo que nem tinha a propriedade, recebendo antecipadamente, o respectivo pagamento. Ou seja, quando o objeto é entregue pela vítima iludida, de forma escondida, o fato é estelionato.

Quais são os tipos de estelionato?

Erro. Estelionato contra a pessoa jurídica. Fraude no uso de telefone público. Fraude por meios informáticos.

Como provar que foi vítima de estelionato?

b) Para comprovar o prejuízo da vítima e obtenção da vantagem ilícita pelo autor dos fatos, a vítima deve ter em mãos os recibos de pagamentos, comprovantes de depósitos, nota promissória, cheques ou quaisquer meios que comprovem a quantia paga. c) Lavrar o Boletim de Ocorrência junto à Delegacia mais próxima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *