Lei Que Assegura O Doador De Sangue? (Solution)

Qual a lei do doador de sangue?

O Projeto de Lei 1855/20 confere aos doadores de sangue e às pessoas com mobilidade reduzida o direito a atendimento prioritário. No caso dos doadores de sangue, será necessário apresentar comprovante, com validade de 120 dias, e, se for o caso, aguardar a prestação dos serviços às demais prioridades.

Quem doa sangue é dispensado do trabalho?

Quem doa sangue tem atestado médico? O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho ) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Quem é doador de sangue tem direito a Meia-entrada?

É verdade que doador de sangue paga meia entrada? Sim. A lei estadual nº 13964 concede a meia entrada em cinemas, teatros, shows e em outros eventos culturais. Para garantir o desconto, basta apresentar a carteirinha de doador, que você recebe em casa alguns dias após a coleta.

Quem é doador de sangue tem preferência?

(altera a redação do artigo 3º da lei municipal nº 9.629, de 07 de janeiro de 1988 que dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue em estabelecimentos comerciais de serviços e similares e dá outras providências, regulamentada pelo decreto nº 12.775, de 03 de março de 1998.)

You might be interested:  Lei Que Regulamenta O Bloco K?

Qual a lei de atendimento preferencial?

A principal lei federal é a Lei 10.048/00, que estabelece, no artigo 1º, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos ( Lei Federal 13.466/17); gestantes;

Como comprovar que sou doador de sangue?

A carteirinha de doador é o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo REDOME e para solicitá-la, basta entrar em contato com o hemocentro em que realizou seu cadastro. Caso seu cadastro tenha ocorrido em uma campanha, procure o hemocentro do seu estado.

Pode trabalhar depois de tirar sangue?

A CLT garante “um dia de folga a cada doze meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”. A falta, portanto, não pode acarretar em desconto de horas e nem de salário, desde que o funcionário apresente o comprovante entregue no hospital ou posto de doação.

Quem doa sangue precisa trabalhar no mesmo dia?

Coelho. Doar sangue, além de ser um ato humanista, nobre e altruísta, pode também ter benefícios ao trabalhador que está fazendo a doação. A ausência vale para um dia de trabalho e é necessário o comprovante de doação para que a falta seja abonada.

O que não pode fazer depois que doar sangue?

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Quem paga meia no cinema doador de sangue?

Doador de sangue – O benefício de meia -entrada é garantido para doadores de sangue que sigam os devidos registrados nos hemocentros dos estados e municípios que possuam leis vigentes para a concessão do benefício.

You might be interested:  O Que É Ementa De Lei? (Best solution)

Quais os benefícios de ser um doador de sangue?

A doação, além de salvar vidas, promove uma série de benefícios à saúde do doador, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer. Ao fazer esse gesto, além de dar esperança de vida e de saúde para quem mais precisa, em uma única doação você pode salvar até quatro vidas.

Quem é doador de sangue paga meia no cinema?

Parágrafo único – O doador voluntário de sangue terá desconto de 50% (cinquenta por cento) nos preços dos ingressos de cinemas, exposições e teatros. Art.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *