Contents
- 1 O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?
- 2 O que é projeto político pedagógico e qual a sua função?
- 3 Quais os itens que compõem o PPP?
- 4 Qual é o objetivo principal do projeto político pedagógico?
- 5 O QUE É Lei de Diretrizes?
- 6 Qual a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB )?
- 7 Qual a importância do projeto político-pedagógico para a escola?
- 8 Por que esse documento e político e pedagógico ao mesmo tempo?
- 9 Quais são as principais características do PPP?
- 10 Quais são os três momentos do PPP?
- 11 Quem faz o projeto político pedagógico?
O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?
O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. O artigo 12 da LDB diz: “Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica “.
O que é projeto político pedagógico e qual a sua função?
O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.
Quais os itens que compõem o PPP?
Para otimizar esse processo, alguns especialistas recomendam que a elaboração do PPP /PP contemple basicamente sete itens essenciais:
- Identificação completa da escola:
- Missão da escola:
- Contexto da instituição:
- Dados atualizados sobre o ensino e a aprendizagem:
- Recursos disponíveis:
- Diretrizes pedagógicas:
- Plano de ação:
Qual é o objetivo principal do projeto político pedagógico?
O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola.
O QUE É Lei de Diretrizes?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado. Esta legislação foi criada com base nos princípios presentes na Constituição Federal, que reafirma o direito à educação desde a educação básica até o ensino superior.
Qual a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB )?
A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Qual a importância do projeto político-pedagógico para a escola?
O Projeto Político – Pedagógico ( PPP ) é um documento fundamental para escolas de todo o Brasil. Ele auxilia na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição de ensino requer planejamento, conhecimento, tempo e colaboração de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.
Por que esse documento e político e pedagógico ao mesmo tempo?
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Quais são as principais características do PPP?
Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico deve ser completo e flexível, abordando os seguintes aspectos:
- Missão;
- Clientela;
- Dados sobre a aprendizagem;
- Relação com a família;
- Recursos;
- Diretrizes pedagógicas;
- Plano de ação.
Quais são os três momentos do PPP?
Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.
Quem faz o projeto político pedagógico?
Quem deve elaborar o PPP escolar? O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.