Lei Que Fala Do Projeto Politico Pedagogico? (TOP 5 Tips)

O que diz a LDB sobre o projeto político pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. O artigo 12 da LDB diz: “Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica “.

O que é projeto político pedagógico e qual a sua função?

O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.

Quais os itens que compõem o PPP?

Para otimizar esse processo, alguns especialistas recomendam que a elaboração do PPP /PP contemple basicamente sete itens essenciais:

  1. Identificação completa da escola:
  2. Missão da escola:
  3. Contexto da instituição:
  4. Dados atualizados sobre o ensino e a aprendizagem:
  5. Recursos disponíveis:
  6. Diretrizes pedagógicas:
  7. Plano de ação:

Qual é o objetivo principal do projeto político pedagógico?

O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas. O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola.

You might be interested:  O Que É Lei Originaria? (Question)

O QUE É Lei de Diretrizes?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado. Esta legislação foi criada com base nos princípios presentes na Constituição Federal, que reafirma o direito à educação desde a educação básica até o ensino superior.

Qual a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB )?

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Qual a importância do projeto político-pedagógico para a escola?

O Projeto Político – Pedagógico ( PPP ) é um documento fundamental para escolas de todo o Brasil. Ele auxilia na organização e no direcionamento do ano letivo. Afinal, administrar uma instituição de ensino requer planejamento, conhecimento, tempo e colaboração de todas as pessoas envolvidas no ambiente educacional.

Por que esse documento e político e pedagógico ao mesmo tempo?

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Quais são as principais características do PPP?

Dessa forma, o Projeto Político Pedagógico deve ser completo e flexível, abordando os seguintes aspectos:

  • Missão;
  • Clientela;
  • Dados sobre a aprendizagem;
  • Relação com a família;
  • Recursos;
  • Diretrizes pedagógicas;
  • Plano de ação.

Quais são os três momentos do PPP?

Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

You might be interested:  Tributos Que São Criados Por Lei Complementar? (Solution)

Quem faz o projeto político pedagógico?

Quem deve elaborar o PPP escolar? O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *