Contents
- 1 O que a lei fala sobre EPI?
- 2 Quais são os EPIs obrigatório?
- 3 O que acontece se o trabalhador se recusar a usar os EPIs?
- 4 Quando é obrigatório o fornecimento de EPI?
- 5 Quem deve verificar quais EPIs são necessários para cada cargo?
- 6 O que é NR 6 resumo?
- 7 Quais são os EPIs mais comuns?
- 8 Quem usa EPI?
- 9 Quais os EPIs para Covid?
- 10 Como é feito o registro do fornecimento do EPI?
- 11 Como registrar entrega de EPI?
- 12 Qual é a responsabilidade da empresa referente ao fornecimento do EPI?
O que a lei fala sobre EPI?
O que diz a lei do EPI? A Lei do EPI é a norma máxima sobre o uso de equipamentos de proteção individual. O uso deles passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são EPIs.
Quais são os EPIs obrigatório?
Luvas, botas, óculos de proteção, máscaras e protetor auricular são exemplos de EPI obrigatório presentes nas indústrias. Eles não só fazem a proteção do indivíduo, mas garantem também conforto e qualidade na execução do trabalho.
O que acontece se o trabalhador se recusar a usar os EPIs?
Quando o funcionário se recusa ou deixa de utilizar o EPI, mesmo após ser orientado pela empresa sobre a importância de fazê-lo, poderá sofrer advertência, seguida de suspensão em caso de reincidência, ou até mesmo uma demissão por justa causa.
Quando é obrigatório o fornecimento de EPI?
O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração.
Quem deve verificar quais EPIs são necessários para cada cargo?
“O técnico de segurança do trabalho da empresa é quem deve informar qual é o tipo de equipamento indicado para a atividade que cada funcionário irá exercer”, afirma Marivone, lembrando que os cuidados com o bem-estar devem começar antes mesmo do início de qualquer atividade, com a verificação de que a pessoa esteja
O que é NR 6 resumo?
A Norma Regulamentadora de número 6 é uma disposição complementar ao capítulo V da CLT, que versa a respeito da segurança e da medicina do trabalho. A NR 6 estabelece um conjunto de regras para a utilização de EPIs nas empresas, a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores durante sua jornada laboral.
Quais são os EPIs mais comuns?
Quais são os principais EPIs a serem utilizados em hospitais?
- Luvas. As luvas são EPIs muito utilizados para evitar acidentes comuns no dia a dia do trabalho dos mais diversos profissionais de saúde.
- Óculos de proteção.
- Avental.
- Máscara cirúrgica.
Quem usa EPI?
“todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.” O EPI é responsável pela proteção individual do trabalhador e é obrigatório. O empregador tem o dever de fornecer o EPI correto para o empregado.
Quais os EPIs para Covid?
Deve ser de mangas longas, punho de malha ou elástico e abertura posterior. Além disso, deve ser confeccionado com material de boa qualidade, não alergênico e resistente; proporcionar barreira antimicrobiana efetiva, permitir a execução de atividades com conforto e estar disponível em vários tamanhos.
Como é feito o registro do fornecimento do EPI?
Na Norma Regulamentadora 6 (NR06), do MTE, em 2009, determina-se que o registro de fornecimento seja ser feito por meio de “livros, fichas ou sistema eletrônico”.
Como registrar entrega de EPI?
O registro da entrega do EPI pode ser realizado de diversas formas distintas, como livros, fichas ou até mesmo usando um sistema eletrônico.
Qual é a responsabilidade da empresa referente ao fornecimento do EPI?
Obrigações do empregador Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraviado.