Lei Que Garante Passagem Gratuita Para Idosos? (Correct answer)

Como funciona a passagem gratuita para idosos?

Como funciona a passagem gratuita ou promocional para idosos Pela lei, toda empresa deve oferecer duas vagas gratuitas a idosos no ônibus e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota. O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar seu bilhete de 30 dias úteis a 3 horas antes do início da viagem.

Quem tem direito a passagem interestadual gratuita?

Atualmente, Estatuto do Idoso estabelece que os idosos que ganham até dois salários mínimos têm direito a duas vagas gratuitas por veículo do sistema de transporte coletivo interestadual, ou desconto de 50% se estas vagas já estiverem preenchidas.

O que precisa para idoso viajar de graça?

Idosos de baixa renda têm a possibilidade de viajar de modo gratuito em transporte interestadual. Isso é possível a partir da Carteira do Idoso, a qual também permite desconto em passagens. O benefício é devido a cidadãos com mais de 60 inscritos no CadÚnico. Pode ser solicitado de maneira presencial ou pela internet.

Como solicitar passagem gratuita para idosos pela internet?

Tal como a gratuita, a passagem com desconto só pode ser solicitada nos guichês físicos das empresas de transporte. Não se permite a compra online.

You might be interested:  Onde Estiver Olhe Por Mim É A Lei Da Vida Não É Feita Por Mim? (Solved)

Onde eu faço a carteira de Idoso para viagens?

Para solicitar a Carteira do Idoso, o interessado deve primeiro fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. O CRAS fará então a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso.

Como fazer a carteirinha de ônibus para Idoso?

A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.

Como andar de ônibus sem pagar nada?

Jovens. O jovem de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, tem direito à gratuidade nas viagens de ônibus interestaduais. Para isso, é preciso que os passageiros tenham a Identidade Jovem, documento necessário para garantir o benefício.

Como conseguir passagem gratuita para outro estado?

Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil. Por meio do cadastro, eles ainda podem assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada.

Como fazer viagem interestadual de graça?

Jovens de baixa renda podem obter meia-entrada em eventos e viajar de maneira gratuita através da carteirinha do ID Jovem. O documento é devido a brasileiros de 15 a 29 anos que estejam inscritos no Cadastro Único.

Como tirar carteira de idoso para ônibus e metrô?

– Idosos: com o VEM Idoso, a pessoa maior de 65 anos pode girar a catraca e escolher qualquer assento do ônibus, além daqueles reservados de maneira preferencial na parte dianteira do coletivo. Para obter o cartão, é preciso que o idoso apresente CPF e documento com foto, além do comprovante de residência.

You might be interested:  Quem Ja Deu Entrada Na Aposentadoria Como Fica Com A Nova Lei? (Solved)

Como pegar passagem gratuita para idoso intermunicipal?

Para obter sua passagem o idoso precisa ir pessoalmente até o balcão da empresa pela qual pretende viajar, e apresentar um documento que comprove sua idade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *