Contents
Qual a lei que proíbe menor beber?
Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Lei 14.592/2011, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores, já autuou 3.310 estabelecimentos, 30% deles só na Capital.
É crime de menor beber?
A Coordenadoria da Infância e da Juventude – CIJ/TJDFT e a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ/TJDFT alertam que é crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente, ainda que gratuitamente.
O que acontece se um de menor beber?
Para especialistas, beber na adolescência pode levar a uma série de consequências nocivas. Os adolescentes que exageram no consumo podem ter sequelas neuroquímicas, emocionais, déficit de memória, perda de rendimento escolar, retardo no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades, entre outros problemas.
Pode vender bebida alcoólica para menor?
Os estabelecimentos comerciais não podem vender, oferecer ou entregar bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e deverão cuidar para que as bebidas não sejam consumidas por menores, mesmo acompanhados de pais, responsáveis ou qualquer outro adulto.
O que diz o artigo 243 do ECA?
ARTIGO 243 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. FORNECER BEBIDA ALCOÓLICA. CONTRAVENÇÃO PENAL. A proibição de fornecer bebidas alcoólicas somente foi incluída entre as hipóteses de crime tipificado no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente com a publicação da Lei 13.106/2015.
Qual é a idade ideal para começar a beber?
Pode parecer muito cedo falar com uma criança sobre consumo de álcool, mas os especialistas afirmam que isso deve ser feito antes que elas experimentem o primeiro gole – algo que geralmente ocorre antes dos 13 anos.
Quantos anos pode beber álcool?
Todos devem saber que no Brasil a idade mínima é 18 anos, mas ao redor do mundo temos desde países onde não existe idade mínima até países onde o consumo de álcool (vinho no nosso caso) é proibido.
Pode beber bebida alcoólica com 17 anos?
A ingestão deve ser evitada até a faixa dos 18-20 anos, mas, abaixo dos 14, quanto mais precoce for o contato com bebida, piores serão os prejuízos, acarretando dependências de difícil controle.