Lei Que Obriga A Pagar 10%?

É obrigatório pagar 10% nos restaurantes?

Não é obrigatório que os clientes paguem 10 %, podendo optar por pagar ou não a taxa de serviço. Mesmo não sendo obrigatório, a gorjeta funciona como uma gratificação, ou seja, é o cliente mostrando para o garçom que gostou de seu serviço e que foi bem atendido.

Por que pagar os 10%?

Os 10 % servem de incentivo ao bom atendimento e à comida da casa. Normalmente, se o consumidor se sente bem, ele não deixa de pagar, mas não precisa se preocupar se preferir abrir mão do valor.

Quem tem direito aos 10% no restaurante?

A cobrança dos 10 % é opcional ao estabelecimento e aos consumidores. Entretanto, quando cobrado, o percentual deve, obrigatoriamente, ser repassado aos funcionários em forma de rateio, sendo necessário, ainda anotação na CTPS dos empregados, devendo constar no holerite de forma discriminada.

O que é os 10% do restaurante?

A taxa de 10 %, mais conhecida como a gorjeta do garçom, é uma forma que muitos estabelecimentos utilizam para bonificar o profissional pelo serviço bem prestado.

Qual a taxa do garçom?

A taxa de 10%, mais conhecida como a gorjeta do garçom, é uma forma que muitos estabelecimentos utilizam para bonificar o profissional pelo serviço bem prestado. O consumidor pode optar por pagá-la ou não. Essa cobrança deve ser informada prévia e adequadamente, com o devido valor discriminado na conta.

You might be interested:  Qual A Lei Do Eca? (TOP 5 Tips)

Sou obrigado a pagar os 10% da conta?

Estes 10 % se referem à gorjeta paga aos funcionários do estabelecimento. Por isso, ela não é obrigatória. A legislação trabalhista é clara ao dizer que a gorjeta é um pagamento espontâneo feito pelo cliente. Desta forma, se é espontâneo, não pode ser obrigatório.

Porque pagar gorjeta?

No Brasil, a gorjeta é opcional, como acontece em vários países do mundo. Na definição formal, o termo gorjeta significa uma pequena gratificação em dinheiro dada a alguém que prestou um serviço com o qual você ficou satisfeito. É, portanto, uma maneira de reconhecer e valorizar o bom atendimento.

Quais são os direitos do consumidor?

No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

Como que funciona os 10% do garçom?

Esta taxa também é encontrada em alguns hotéis e, normalmente, é conhecida por ser o famoso “ 10 % do garçom ”. Ela é cobrada no total da conta do cliente e usada para remunerar ou complementar o pagamento do garçom que fez o atendimento.

Quem tem direito a receber gorjeta?

No texto consolidado, considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados (art. 457, § 3º, CLT).

Pode ser cobrado 10%?

De início já adianto, não existe a obrigatoriedade de se pagar os 10 %. Dessa forma, pelo fato de não ser obrigatório, o consumidor não pode serinduzido a efetuar o pagamento e nem sofrer quaisquerconstrangimentos caso opte por não pagar a gorjeta. Narra o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC):

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *