Lei Que Obriga Ensino De Musica Nas Escolas?

Qual é a lei que torna obrigatório o ensino da música nas escolas?

LEI Nº 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

O que a LDB fala sobre o ensino de música?

A Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 19, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB ) — nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 — e torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental e médio. No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança.

You might be interested:  Quando Foi A Ultima Alteração Da Lei 8112/90? (Question)

O que é o ensino de música nas escolas brasileiras?

O ensino de música nas escolas brasileiras é uma política pública regulamentada por lei, embora ainda não tenha “pegado” de todo. A lei 13.278 substituiu a anterior, 11.769/2008, que mencionava exclusivamente a música. Hoje, além dela, teatro, dança e artes visuais também são matérias obrigatórias.

Quantos professores de música tem no Brasil?

Para ele, o ensino de artes como um todo é dramático no Brasil. ” Temos 78.740 professores formados e, desses, só 16.678 estão atudando.

Quais os principais desafios para trabalhar com a música no ambiente escolar?

HIPÓTESE Os desafios que enfrentam a educação musical para alcançar uma aprendizagem significativa na educação infantil são: • – Desinteresse familiar; • – Falta de formação pedagógica dos professores; • – Inadequada infraestrutura escolar.

O que diz a lei 11769?

Lei 11.769 determina a obrigatoriedade da música na escola O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País.

Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória?

Ao tomar contato com essas diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos. ÉPOCA – Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória? A prática era muito bem aceita porque exigia disciplina dos estudantes.

Qual é a situação atual do ensino de música na educação básica?

1.2 – A criação da Lei 11.769 que obriga a inclusão do ensino da música na educação básica. Como pontuei acima, eu defendo a obrigatoriedade da oferta de disciplinas do ensino de música nas escolas, mas não a obrigatoriedade dos estudantes cursá-la, mas que seja uma disciplina curricular optativa.

You might be interested:  O Que Diz A Lei De Transmissão Das Caracteristicas Adquiridas? (Solution)

O que é educar musicalmente?

-A educação musical fornece desenvolvimento perceptual motor. -Incentiva o trabalho em equipa e de coesão. -Estimula a criatividade e individualidade. -Contribui para a autoestima dos participantes.

Quando começou o ensino de música em escolas no Brasil?

Em 1854 instituiu-se oficialmente o ensino da música nas escolas públicas brasileiras, o qual deveria abranger dois níveis: “noções de música ” e “exercícios de canto ”, porém nada, além disso, foi explicado no texto da lei vigente.

O que ainda pode ser feito hoje em dia sobre a educação musical nas escolas?

Aulas de musicalização contribuem para desenvolver a sensibilidade, a expressão e o ritmo. As crianças também passam a ter “um ouvido mais apurado” para o universo sonoro e musical, reconhecendo sons que são mais harmoniosos. “O pensamento musical é rigoroso, mas permite a liberdade de resultados e soluções.

Qual o papel da música no processo de aprendizagem?

A música como auxilio para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e convívio social é incontestável. Quando bem trabalhada é capaz de facilitar o processo de ensino aprendizagem, pois ela chama à atenção das crianças, promovendo um ambiente agradável e satisfatório a aprendizagem do educando.

Qual é a lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino de artes visuais dança música e teatro na educação básica?

As artes visuais, a dança, a música e o teatro são agora disciplinas obrigatórias da educação básica (da educação infantil ao ensino médio). A Lei 13.278/16, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, foi publicada no Diário Oficial na terça-feira passada (3).

Qual é a legislação que sustenta o componente curricular obrigatório da educação básica ao ensino da música Dança Teatro e Artes Visuais na Escola?

Hoje, dia 3 de maio de 2016, foi publicada a Lei 13.278/2016, que inclui o ensino de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica do país. O texto foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e vale a partir da data de publicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *