Contents
- 1 Pode cobrar valor diferente no cartão e dinheiro?
- 2 É legal prática de diferenciação de preço de bens e serviços em função do prazo ou do instrumento de pagamento?
- 3 É legal cobrar a mais no cartão de débito?
- 4 Pode cobrar a mais no cartão 2021?
- 5 É crime cobrar juros na maquininha?
- 6 Pode diferença preço à vista e cartão?
- 7 O que significa a Lei 13455 17?
- 8 O que diz a Lei 13.455 17?
- 9 É certo o cliente pagar a taxa da maquininha?
- 10 Quem deve pagar a taxa da maquininha?
Pode cobrar valor diferente no cartão e dinheiro?
Por fim, com a medida provisória determinada no ano de 2017, os comerciantes têm o direito de estipular valores distintos para pagamentos no cartão ou no dinheiro.
É legal prática de diferenciação de preço de bens e serviços em função do prazo ou do instrumento de pagamento?
A Lei nº 13.455/2017, publicada em 26/06/2017, assim dispõe: Art. 1º Fica autorizada a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.
É legal cobrar a mais no cartão de débito?
Dar desconto para pagamento em dinheiro ou cheque e cobrar preço diferente para pagamento com cartão de crédito pelo mesmo produto ou serviço é prática abusiva. A partir do dia 27/12, comerciantes podem oficialmente cobrar preços diferentes para compras feitas em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito.
Pode cobrar a mais no cartão 2021?
O fornecedor de produtos ou serviços não pode cobrar um valor do consumidor que vai pagar em dinheiro ou cheque e outro valor maior para o consumidor que vai pagar com cartão de crédito.
É crime cobrar juros na maquininha?
O que acontece na prática é que as taxas que são cobradas pelas empresas de cartões acabam sendo repassadas aos consumidores, algo que na lei não é proibido, desde que o consumidor esteja ciente desta situação e concorde com a cobrança para que a compra seja finalizada entre as partes.
Pode diferença preço à vista e cartão?
Não pode haver preço diferenciado e limitação de valores para compra no cartão de crédito. A cobrança de preços diferenciados nas compras à vista e no cartão de crédito é uma prática ainda utilizada por algumas empresas. Mas, nessa modalidade de pagamento prevalece sempre o preço à vista nas compras efetuadas.
O que significa a Lei 13455 17?
“A Lei 13455/20167 autoriza o fornecedor para que cobre a taxa que a operadora do cartão repassa. Então, o pagamento em dinheiro tem um valor, o pagamento no cartão de débito ou no cartão de crédito pode ser acrescido, sim, da taxa da operadora”.
O que diz a Lei 13.455 17?
1. Tal posicionamento encontra respaldo na Lei 13.455 /17 que autoriza expressamente a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado
É certo o cliente pagar a taxa da maquininha?
Isso é justificado pelos custos que são gerados pela máquina de cartão às empresas. Segundo o advogado Flávio Leão, essa prática é considera abusiva e ilegal. Flávio Leão, que é especialista em defesa do consumidor, diz que o cliente não tem a obrigação de pagar a mais por algum serviço que é pago no cartão de crédito.
Quem deve pagar a taxa da maquininha?
“A Lei 13455/20167 autoriza o fornecedor para que cobre a taxa que a operadora do cartão repassa. Então, o pagamento em dinheiro tem um valor, o pagamento no cartão de débito ou no cartão de crédito pode ser acrescido, sim, da taxa da operadora”.