Lei Que Proibe Discriminação De Tatuagem? (Question)

É crime discriminação por tatuagem?

O fato de portar ou não tatuagem ou piercing não interfere na competência do indivíduo no exercício de seu trabalho. Cabe à pessoa decidir sobre como utilizar adornos em seu corpo e qualquer restrição em virtude disso fere o princípio da não discriminação.

Quem trabalha em banco não pode ter tatuagem?

Ter tatuagem no trabalho é permitido por lei. Os empregadores, mesmo em empresas privadas, não podem vetar piercings, tatuagens, barba ou cabelo comprido em seus funcionários, explica a advogada Sylvia Romano, de São Paulo, especialista em Direito do Trabalho, em uma entrevista para O Globo.

O que a lei fala sobre tatuagem?

9º É proibida a realização de tatuagem e inserção de piercing em menores de 18 anos, a menos que autorizados pelos pais ou representantes legais. Art. 10 Os estúdios de tatuagem e de piercing somente poderão funcionar mediante cadastro junto às autoridades sanitárias competentes.

É proibido piercing no trabalho?

Os empregadores não podem vetar piercings, tatuagens, barba ou cabelo comprido em seus funcionários, explica a advogada Sylvia Romano, de São Paulo, especialista em Direito do Trabalho.

You might be interested:  Qual A Carga Horária Máxima De Trabalho Permitida Por Lei? (Question)

Pode demitir por tatuagem?

Se um empregado faz uma tatuagem, isso não pode ser motivo para ser demitido, pois de acordo com o artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), se tatuar não está na lista de razões de rescisão por justa causa.

Pode trabalhar com tatuagem recente?

Sim, 4 semanas! E esse período é importantíssimo para o resultado do trabalho, e ele só depende de você! Vou te explicar tudo timtim por timtim: Nas primeiras 24 horas depois do procedimento, sugerimos usar curativo plástico, que deve ser trocado durante noite, caso não seja aquele curativo adesivo cirúrgico.

Quem trabalha em farmácia pode ter tatuagem?

Segundo o advogado e professor universitário Anis Kfouri, as empresas não podem exigir que seus funcionários cubram suas tatuagens ou deixem de exercer uma função por terem um desenho em seu corpo.

Quem tem tatuagem pode ser médico?

Afinal, médicos podem fazer tatuagem? Vistas como uma forma válida de expressar-se, as tatuagens também são utilizadas por médicos. A tatuagem na medicina ainda é uma área sem muita definição, em que a questão deve ser considerada estritamente entre o profissional e o empregador.

Quem tem tatuagem pode ser juiz?

“Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais.”

Qual idade é permitido fazer tatuagem?

Art. 13. É expressamente proibida a realização de tatuagem ou aplicação de piercing em menor de 16 (dezesseis) anos de idade, e em maior de 16 (dezesseis) anos e menor de 18 (dezoito) anos somente com autorização dos pais ou responsável legal.

You might be interested:  Lei Rouanet Quem Pode Patrocinar? (Correct answer)

Porque não pode fazer tatuagem?

Os riscos das tatuagens estão principalmente associados com o fato de algumas tintas possuírem substâncias que, apesar de serem regulamentadas pela ANVISA, não podem ser classificadas como medicamentos, nem cosméticos, o que dificulta sua regulamentação e estudos.

É crime menor de idade fazer tatuagem?

LEGISLAÇÃO. No Brasil não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes. Mas em todos os casos, se for feita sem a autorização e consentimento dos pais é crime. Configura lesão corporal de natureza grave, que resulta em deformidade permanente (Art.

Quem trabalha em hospital pode ter piercing?

Afinal, enfermeiros podem usar piercings? A resposta é sim, mas apenas fora do ambiente de trabalho. Ao ingressarem em hospitais, clínicas e demais instituições e espaços de saúde, o recomendado é que os profissionais retirem os seus piercings expostos, e mantenham o local do furo tapado e bem limpo.

Pode ter piercing para trabalhar em banco?

1 – Pode ter tatuagem, sim! Todo mundo sabe que, antigamente, tatuagens, piercings e similares não eram vistos com bons olhos no mercado de trabalho. Felizmente, o mundo tem mudado e, hoje em dia, o que deve importar mais é o profissional que você é e o tipo de trabalho que oferece para a instituição.

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Mesmo na ausência de motivos religiosos, a empresa não pode exigir que o empregado com cabelo ou barba compridos corte ou apare os fios. O mesmo vale para cabelos afro, tranças e dreadlocks. Unhas e maquiagem Qualquer exigência de visual que configure gasto para o funcionário deve ser reembolsada pelo empregador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *