Lei Que Proibe Fiador? (TOP 5 Tips)

Pode exigir mais de um fiador?

Podem ser exigidas duas formas de garantia? Não. Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. De acordo com o advogado José Alfredo Lion, especialista em direito imobiliário e do consumidor, caso a garantia escolhida seja o fiador, este não é obrigado a ter mais de um imóvel.

É obrigatório fiador em contrato de aluguel?

É verdade que, apesar de ser uma exigência comum, o fiador não é uma obrigatoriedade em qualquer contrato de aluguel. Na verdade, você também tem algumas vantagens quando faz esse contrato sem um fiador.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora. “ Se o fiador só tiver um bem imóvel, que é considerado bem de família, este imóvel será penhorado para pagar a dívida da locação”, explica a Ildecer Amorim, conselheira da OAB.

You might be interested:  Qual A Nova Lei Trabalhista 2017? (Solution)

Quem não pode ser fiador de aluguel?

Quem não possui imóvel em seu nome, quem estiver com restrição no nome, quem não possuir comprovação de renda, pessoas com esse perfil não podem ser fiador em uma locação.

Quando tem mais de um fiador?

Quando houver sido instituído dois ou mais fiadores a responsabilidade dos fiadores será solidária, ou seja, todos responderão pela dívida integral. Contudo, pode ser convencionada entre as partes a divisão da obrigação e assim ficar estabelecido o benefício de divisão em relação a cada fiador.

Pode ser Locatario e fiador ao mesmo tempo?

Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.

Porque fiador tem que ter imóvel?

Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome. Essa exigência é para que, caso seja necessário acionar o fiador para arcar com as despesas do inquilino, ele tenha pelo menos um bem para penhorar.

O que fazer quando não se tem fiador?

Aluguel sem fiador: conheça as opções para não perder tempo

  1. Caução. Também conhecido como depósito, nessa modalidade de garantia o inquilino deixa em poder do proprietário uma quantia equivalente a até 3 vezes o valor do aluguel.
  2. Seguro-fiança.
  3. Fundos de investimento.
  4. Título de capitalização.
  5. Cartão de crédito.

O que é fiança em contrato de aluguel?

A fiança aluguel é uma forma de garantia em que uma ou mais pessoas se responsabilizam caso o inquilino deixe de cumprir sua obrigação de pagamento do aluguel. Em geral, um contrato de locação exige pelo menos 2 ou 3 fiadores.

You might be interested:  O Que É Lei Orçamentária? (Perfect answer)

O que acontece se o fiador não pagar?

A lei de 1990 já determina que seu equilíbrio não pagar o aluguel e deixaram a dívida para o proprietário quem tem que assumir o pagamento é o fiador se não tiver como pagar o patrimônio do fiador pode ser penhorado inclusive a casa onde ele mora.

Quando o fiador pode ser cobrado?

Em geral o fiador pode exigir que antes de ter de pagar, haja a cobrança do devedor, porém, se no contrato tiver uma cláusula que se chama “renúncia ao benefício de ordem”, o fiador está renunciando a este direito e poderá ser cobrado junto com o devedor.

O que acontece com o fiador?

O fiador em um contrato de aluguel é responsável por assumir as despesas caso o inquilino não cumpra com o pagamento do aluguel, condomínio, IPTU, ou até mesmo um possível dano ao imóvel. É importante o inquilino (locatário) apresentar o comprovante de pagamento do aluguel para o fiador todo mês.

Quais as condições para ser fiador?

Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.

O que é preciso para ser um fiador?

Para ser fiador, é necessário que a pessoa tenha algum imóvel próprio. Essa é uma garantia de pagamento para as locadoras. O fiador deve apresentar um comprovante de residência em seu nome e/ou nome do cônjuge e também a cópia da matrícula atualizada do imóvel, além do comprovante de estado civil.

Quais os documentos necessários para ser fiador de um imóvel?

Fiador

  • cópia do RG e CPF do fiador;
  • cópia do RG e CPF do cônjuge, se houver;
  • comprovante de residência;
  • cópia atualizada do registro de imóvel;
  • certidão atualizada de estado civil;
  • comprovante de renda na forma de holerite ou Imposto de Renda do fiador e seu cônjuge.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *