Lei Que Regulamenta A Profissão Do Jornalista? (Perfect answer)

Quem regula o jornalismo?

Conselho Federal dos Jornalistas – FENAJ.

Quais são as funções de um jornalista?

O jornalista é o profissional responsável pela apuração, investigação e apresentação de informações de interesse público em forma de notícias, reportagens, artigos ou entrevistas. Outra função que o jornalista pode exercer é o de assessor de imprensa.

O que é atividade jornalística?

Art 3º Considera-se emprêsa jornalística, para os efeitos deste Decreto-Lei, aquela que tenha como atividade a edição de jornal ou revista, ou a distribuição de noticiário, com funcionamento efetivo idoneidade financeira e registro legal.

Qual nome do documento que fixa as normas para atuação do jornalista?

Código de Ética do Jornalismo no Brasil Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o documento “fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação, e entre jornalistas”.

Não precisa mais fazer faculdade de jornalismo?

Para quem deseja seguir a carreira, saiba que desde 2009 não é preciso diploma para ser jornalista no país. Naquele ano, o Supremo Tribunal Federal derrubou a necessidade de formação para trabalhar na área.

O que é necessário para exercer a profissão de jornalista?

Ser jornalista, hoje, é estar apto a trabalhar com marketing digital, produção de conteúdo multiplataforma, comunicação de empresas e organizações, entre outras áreas. Em todos os casos, o diploma de graduação em instituições de qualidade, como Estácio e FMU, são fundamentais para se destacar no mercado.

You might be interested:  O Que Muda Com A Nova Lei Do Seguro Desemprego? (Solution found)

Quais as áreas que um jornalista pode atuar?

Enquanto profissional da comunicação, o jornalista pode trabalhar em diversas áreas e mídias. Revistas, jornais, rádio e TV são alguns exemplos. Além do mais, o jornalista pode atuar com repórter, redator, assessor de imprensa, âncora, editor, chefe de reportagem, social media, chefe de redação, entre outras funções.

Qual a jornada de trabalho de um jornalista?

O artigo 303 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que a jornada de trabalho do jornalista é de cinco horas diárias.

O que se pode afirmar sobre o ethos do jornalista?

O ethos do jornalista A proissão do jornalista é envolvida por uma série de ideais que, inicial- mente, permeiam aquilo que norteia o fazer jornalístico. “O jornalismo foi dei- nido como o preenchimento de certas funções na sociedade, ou, se preferirem, no cumprimento de papeis sociais bem precisos” (TRAQUINA, 2012, p.

Como o jornalismo trabalha o direito de resposta?

Como exercer o Direito de Resposta? A Lei nº 13.188/2015 prevê, em seu art. 3º, que o direito de resposta deve ser exercido em até 60 dias da publicação da matéria, por meio de correspondência com aviso de recebimento (AR), requerendo ao veículo em questão a publicação da resposta.

Quais são os direitos dos jornalistas?

Art. 1º O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Art.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *