Contents
- 1 Quem regulamenta o estágio em Serviço Social?
- 2 Quando posso fazer estágio de Serviço Social?
- 3 Quantas horas de estágio Serviço Social?
- 4 O que se faz no estágio de Serviço Social?
- 5 Como avaliar o estagiário de Serviço Social?
- 6 Qual o salário de um estagiário de assistente social?
- 7 Onde um estudante de serviço social pode estágio?
- 8 Como elaborar um plano de estágio em Serviço Social?
- 9 O que é supervisor de campo no estágio?
- 10 Qual o objetivo do estágio supervisionado em Serviço Social?
- 11 O que escrever na avaliação de um estagiário?
- 12 O que torna um local em um potencial campo de estágio em Serviço Social?
Quem regulamenta o estágio em Serviço Social?
A Lei nº8. 662/1993 estabelece a supervisão direta de estágio em Serviço Social como atribuição privativa do/a Assistente Social.
Quando posso fazer estágio de Serviço Social?
O estágio se configura como uma atividade teórico-prática, que deverá ser realizada a partir do 5º semestre do curso, concomitantemente às disciplinas de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, cuja carga horária é de 80 horas/aula cada.
Quantas horas de estágio Serviço Social?
A carga horária de estágio deve ser de no mínimo 15% das 3.000 horas definidas pela Resolução do CNE, CES, MEC, de nº 02/2007.
O que se faz no estágio de Serviço Social?
Ajuda a área de Recursos Humanos, atendendo os colaboradores com problemas familiares, financeiros, alcoolismo e drogas. Atua junto a grupos e comunidades carentes, facilitando o acesso à educação, saúde, emprego, moradia, alimentação, lazer e cultura.
Como avaliar o estagiário de Serviço Social?
A avaliação deve ser conjunta.
- Freqüência, participação e envolvimento.
- Contribuição para as discussões no estágio.
- Supervisão: relação entre discente e supervisor de campo e processo de supervisão propriamente dito.
- Dificuldades encontradas.
- Pontos fortes positivamente avaliados no processo de supervisão.
Hoje quem trabalha como Estagiário de Serviço Social ganha em média um salário de R$ 1.149,00.
Onde estagiar? Geralmente, estudantes de serviço social realizam estágios supervisionados em procuradorias de justiça, empresas, organizações sem fins lucrativos ou instituições de atendimento hospitalar e assistencial. Alguns desses programas de estágio, inclusive, se dão mediante a um processo seletivo contínuo.
Como elaborar um plano de estágio em Serviço Social?
O plano de Estágio deve conter alguns elementos essenciais que permitam a aproximação com a realidade do campo de estágio, tais como: identificação do aluno e da instituição (nome, endereço, CNPJ e responsável pela instituição); apresentação da(o) assistente social supervisor(a) de campo, que deve atuar como assistente
O que é supervisor de campo no estágio?
O supervisor de campo é o profissional que vai acompanhar o estagiário no cotidiano profissional da instituição onde se desempenha o estágio supervisionado, no caso do Serviço Social é o (a) Assistente Social.
Qual o objetivo do estágio supervisionado em Serviço Social?
São objetivos específicos do estágio supervisionado do curso de Serviço Social: a) desenvolver competências sociais no que se refere ao estabelecimento de relações entre as esferas do saber, a fim de transferir conhecimentos e aprendizados advindos da experiência de vida cotidiana para o trabalho e vice-versa; b)
O que escrever na avaliação de um estagiário?
os conhecimentos teóricos e práticos (experiência que já possuía ou adquiriu e utilizou) demonstrados no desenvolvimento de atividades programadas. Demonstrou capacidade de aprendizagem com a prática das tarefas às quais ele fora envolvido, de forma eficiente, agregando valor de aprendizado à sua capacitação técnica.
O que torna um local em um potencial campo de estágio em Serviço Social?
A inserção do aluno-estagiário em campo deve ocorrer no sentido que ele apreenda e interprete a realidade social através da observação cotidiana, além de visualizar a operação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, no exercício profissional.