Contents
- 1 O que é taxar os livros?
- 2 Como tributar ebook?
- 3 Qual Imposto sobre Infoprodutos?
- 4 Por que querem taxar os livros?
- 5 Qual é a origem da isenção de imposto sobre o livro no Brasil?
- 6 Por que os livros são caros?
- 7 O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?
- 8 O que está incluso no das?
- 9 É possível a tributação entre o Estado e o particular?
- 10 Como fazer contabilidade de Infoprodutos?
- 11 Quais os impostos e contribuições que incidem sobre o negócio digital?
- 12 Quais tributos podem ser cobrados de produtos corpóreos vendidos na internet?
- 13 Quem compra livro é rico?
- 14 Quem lê mais rico ou pobre?
- 15 O que é isentas?
O que é taxar os livros?
É a proposta que une o Pis e a Cofins num novo tributo, chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços, a CBS, que incidiria sobre o mercado de livros. “Eu jamais tive um projeto de taxar livros ”, afirmou Guedes, em debate com deputados nesta terça.
Como tributar ebook?
A decisão do STF sobre tributação dos livros digitais 150, da CF/88 aplica-se ao livro eletrônico (e‑book), inclusive aos suportes exclusivamente utilizados para fixá-los. Em outras palavras, os livros digitais e as ferramentas usadas para lê-los, os e‑readers, são isentos de tributação.
Qual Imposto sobre Infoprodutos?
Atuar como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica interfere na tributação para infoprodutos. Como Pessoa Física, o empreendedor digital pode ter que pagar até 27,5% de impostos sobre toda a sua renda. Esse valor varia de acordo com a tabela do Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
Por que querem taxar os livros?
O argumento básico do governo é que a proposta seria neutra – não acarretaria aumento ou queda na arrecadação. Haveria a cobrança do tributo para as faixas de renda mais ricas, e os eventuais recursos obtidos com a CBS sobre os livros poderiam beneficiar os mais pobres mediante políticas públicas direcionadas.
Qual é a origem da isenção de imposto sobre o livro no Brasil?
Em 1946, como deputado federal, apresentou uma emenda constitucional que determinava a isenção de impostos sobre o papel usado para imprimir livros, revistas e jornais.
Por que os livros são caros?
Custos de um livro Distribuição – de 40% a 55% do preço. Impostos – cerca de 5% Direitos autorais – de 10 a 15% (mas há editoras pagando menos de 3% para o autor, acredite!) Editora – cerca dos 20% restantes ficam para a editora.
O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?
Prescreve o artigo 150, VI, “d” da Constituição Federal de 1988, verbis: “Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: () VI – instituir impostos sobre: () d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.”
O que está incluso no das?
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
É possível a tributação entre o Estado e o particular?
Quem regula a atividade financeira do Estado é o Direito Financeiro. Portanto, há uma interligação entre ambos, existindo os mesmos princípios gerais comuns aos dois ramos. Essa atividade inclui a tributação que se destaca por sua importância para o Estado.
Como fazer contabilidade de Infoprodutos?
Contabilidade para Afiliados: A tributação para infoprodutos O produtor precisa pagar impostos sobre todas as vendas realizadas. O afiliado, por sua vez, paga impostos apenas sobre as comissões que recebe. Tanto os afiliados quanto a plataforma entram como despesas na nota fiscal dos produtores.
Quais os impostos e contribuições que incidem sobre o negócio digital?
Tributação de negócios digitais no Lucro Presumido Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS; Imposto de Renda Pessoa Jurídica; Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido; Imposto Sobre Serviços – ISS.
Quais tributos podem ser cobrados de produtos corpóreos vendidos na internet?
Imposto sobre a Produção e a Circulação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços.
Quem compra livro é rico?
Segundo a Receita Federal quem compra livros é uma parcela da população que ganha acima de 10 salários mínimos.
Quem lê mais rico ou pobre?
Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, apontam que o brasileiro lê apenas cinco livros por ano – enquanto a média mundial é de doze obras no mesmo período. A justificativa da Receita é que a maior parte dos livros no país é consumida pelos ricos, com renda superior a dez salários mínimos.
O que é isentas?
Isenção é o ato ou efeito de isentar, ou seja, de livrar, dispensar, desobrigar ou eximir. É um privilégio que torna o indivíduo isento de determinadas obrigações.