O Que A Lei Diz De Levar Filho Ao Trabalho? (Question)

Quantas vezes o funcionário pode levar o filho ao médico?

Quem tem filho com até 6 anos de idade agora terá o direito assegurado por Lei de faltar um dia por ano no trabalho para acompanhar a consulta médica sem prejuízo no salário.

Quando o atestado do filho serve para mãe?

Não, a lei não prevê tal situação, se o atestado é da criança, a empresa não tem que abonar os dias.

Quantas vezes a mãe pode levar o filho no médico?

O documento diz que o trabalhador pode se ausentar “por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica ”. Cada membro do casal conta com esse direito, separadamente. Portanto, dividindo-se, seria possível levar o filho duas vezes ao médico — uma vez um cônjuge e, depois, o outro.

Quando o filho está doente posso faltar ao trabalho?

“Especificamente o artigo 473 da CLT não prevê o afastamento do trabalho quando os filhos de até 18 anos ou pais idosos adoecem. Assim, a falta é justificada e a empresa precisa aceitá-la, sob pena de violação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso”, revela o especialista.

You might be interested:  Tributos Que Somente Podem Ser Instituídos Por Lei Complementar? (Question)

Quantos atestado de acompanhamento a empresa tem que aceitar?

Em termos legais, a legislação trabalhista brasileira não obriga o empregador a aceitar o atestado médico de acompanhante. Portanto, faltar um dia ou um período de expediente para levar filhos ou parentes próximos ao médico pode ocasionar, sim, descontos na folha de pagamento.

Quantas vezes o funcionário pode ir ao médico?

Quantas vezes por ano se pode faltar para ir ao médico? A lei laboral não menciona qualquer limite para as faltas ao trabalho que um trabalhador pode dar para ir ao médico. Apenas refere limites relativamente às ausências ao trabalho para assistência à família, em caso de doença ou acidente.

Pode a empresa abona atestado de filho?

De fato, a legislação trabalhista brasileira não obriga o empregador a aceitar o atestado de acompanhante, mesmo que se trate de parente próximo, filho menor de idade ou dependente. Isso quer dizer que, se o empregador quiser, ele pode, sim, descontar este período de tempo do salário do(a) empregado(a).

Quais são os direitos da mãe trabalhadora?

Saiba os direitos das mães que trabalham com carteira assinada

  1. 1- Vedação à discriminação de gênero.
  2. 2- Direito à licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário.
  3. 3- Direito à amamentação.
  4. 4- Dispensa para consultas médicas.
  5. 5- Repouso em caso de aborto espontâneo.

Que tipo de atestado abona falta?

A legislação trouxe novidades quanto ao abono de faltas em virtude de atestado de acompanhamento médico (aquele que é fornecido à mãe ou ao pai que acompanha o filho ou cônjuge até o médico), por meio da Lei 13.257/2016, que incluiu os incisos X e XI no art. 473 da CLT, in verbis: Art. 473.

You might be interested:  Lei Que Regulamenta Plano De Saude? (Solution found)

Quantos dias o pai pode faltar no trabalho?

O documento passou a oficializar que todo trabalhador tem o direito à tirar uma licença paternidade remunerada de cinco dias corridos a partir do primeiro dia útil depois do nascimento de seu filho.

Como fazer uma declaração de acompanhamento médico?

(nome do paciente), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), paciente sob meus cuidados, foi atendido(a) no dia (data) às (horário), apresentando quadro de (informar), tendo sido acompanhada pelo seu (parentesco), Sr(a). (nome do representante), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar).

Pode levar o filho para o trabalho?

O que diz a lei? No geral, nada permite e ao mesmo tempo nada impede a mãe de levar seu filho para o trabalho, da mesma forma não há lei que obrigue empregadores com menos de 30 funcionárias e permitir essa prática.

Quem tem direito a atestado de acompanhamento?

Quem tem direito a um acompanhante? Ainda falando sobre a legislação brasileira vigente, temos a Lei Federal nº 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso, que prevê que pessoas de mais de 60 anos, quando internadas ou em observação, têm direito a um acompanhante.

Quantas faltas para ser demitido por justa causa?

Faltas no trabalho e a demissão por justa causa Segundo determinação da lei, após 30 dias consecutivos de faltas injustificadas, as empresas têm o direito de alegar a situação de abandono de emprego, o que consequentemente garante a empresa o direito de demitir o trabalhador por justa causa.

O que diz a CLT sobre atestados?

Segundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *