O Que Diz A Lei 5692/71 Sobre A Arte?

O que diz na LDB 5.692 71 sobre o ensino de Arte?

Nessa Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692 / 71, o ensino de Arte, cunhado sob a nomenclatura de Educação Artística, passa a fazer parte dos currículos escolares como atividade educativa. Ressalta-se um ensino tecnicista, uma atividade que deveria fazer parte dos currículos escolares, no entanto, sem perdas para o aluno.

O que diz a lei 5.692 1971?

Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. § 1º Para efeito do que dispõe os artigos 176 e 178 da Constituição, entende-se por ensino primário a educação correspondente ao ensino de primeiro grau e por ensino médio, o de segundo grau.

Como a lei 5.692 71 caracteriza a avaliação da aprendizagem?

1º Na avaliação do aproveitamento, a ser expressa em notas ou menções, preponderarão os aspectos qualitativos sôbre os quantitativos e os resultados obtidos durante o período letivo sôbre os da prova final, caso esta seja exigida.

You might be interested:  O Que É Territorialidade E Extraterritorialidade Da Lei Penal? (TOP 5 Tips)

Quando a Arte foi reconhecida como disciplina?

O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina. A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.

Quais os eixos norteadores do ensino da arte?

três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.

O que a LDB Lei 9394 96 estabelece a respeito da educação física na escola?

A LDB no artigo 26, parágrafo 3° coloca a Educação Física como disciplina integrada a proposta pedagógica da escola e valoriza a Educação Física como área do conhecimento e disciplina importante para formação do aluno.

Foi somente com a Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971 no artigo 9?

9º OS alunos que apresentem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acôrdo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação.

Quais foram os grandes eixos da Lei 5.692 71?

E, uma das grandes frentes do Estado para a implementação da Lei nº 5.692/71, foi a capacitação dos professores; aliás, os termos: “capacitação”, “treinamento”, “atualização” e “aperfeiçoamento”, utilizados no período, remetem à ideia de prática, de conseguir cumprir um projeto ou uma atividade com eficiência, em

O que diz a lei 5540?

Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. 1º O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário.

O que diz o princípio da avaliação?

Princípios básicos da avaliação A avaliação é um processo contínuo e sistemático. Ela não pode ser esporádica nem improvisada, mas, ao contrário, deve ser constante e planejada. Nessa perspectiva, a avaliação faz parte de um sistema mais amplo que é o processo ensino-aprendizagem, nele se integrando.

You might be interested:  Lei Que Ampara A Educação Especial? (Solved)

Como ficou a avaliação após a LDB 9.394 96?

A Avaliação Escolar à Luz da Lei 9.394 / 96. A LDB acabou, a rigor, com o sistema tirânico de notas e médias finais no processo de avaliação escolar. Claro, a nota pode existir como referência de verificação de estudos. Vejam bem: a nota verifica, não avalia.

Quais as características da avaliação somativa?

A avaliação somativa tem como objetivo avaliar a aprendizagem do aluno. Ela apresenta características informativas e classificatórias, gerando dados sobre a qualidade do processo instrucional e o quanto os objetivos de aprendizagens foram alcançados ao final de um ciclo.

Quais mudanças ocorreram ao longo do ensino da arte no Brasil?

O ensino de arte no Brasil passou por diversas mudanças em toda sua história até os dias atuais, e continuará mudando com o tempo. Assim como outras áreas do conhecimento, surgem de mobilizações políticas, sociais, pedagógicas, filosóficas, e, no caso da arte, também de teorias e proposições artísticas e estéticas.

Quando o ensino das artes foi incluído no currículo escolar?

A educação artística foi incluída no currículo escolar, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A partir da atual LDB, Lei n.º 9.394/1996, a arte começou a ser considerada uma disciplina obrigatória na educação básica.

Qual a primeira lei a mencionar o ensino da arte?

Porém a primeira lei brasileira a mencionar o ensino da Arte no Brasil foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do ano de 1971 (LDB 5.692/71). Esta lei incluiu a Arte no currículo escolar não como disciplina, mas sim como “atividade educativa”, com o nome de Educação Artística.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *