Contents
- 1 O que mudou na nova lei de terceirização?
- 2 Qual é a nova lei da terceirização?
- 3 Quais são os direitos do trabalhador terceirizado?
- 4 O que diz a CLT sobre terceirização?
- 5 Em que difere a nova terceirização em relação à antiga?
- 6 Como ficou a terceirização na reforma trabalhista?
- 7 Qual artigo da CLT fala sobre terceirização?
- 8 O que diz o artigo 455 da CLT?
- 9 Quando a terceirizada não paga?
- 10 Quem trabalha terceirizado tem direito a seguro desemprego?
- 11 Quem trabalha terceirizado tem direito ao seguro desemprego?
- 12 Quem paga os direitos trabalhistas do terceirizado?
- 13 O que diz a Súmula 331 do TST?
- 14 Qual o conteúdo do artigo 443 da CLT?
O que mudou na nova lei de terceirização?
Nova lei de terceirização: o que mudou? Segundo a nova regulamentação, tal responsabilidade é subsidiária, o que significa que a empresa contratante só será responsável por eventuais direitos previdenciários ou trabalhistas, caso a empresa terceirizada não seja capaz de arcar com essas despesas.
Qual é a nova lei da terceirização?
A Lei nº 13.429/2017 permite a terceirização ilimitada, irrestrita, sem qualquer regulamentação, ou seja, em todas as atividades da empresa, da mesma forma como preconizava o projeto que tramitava no Senado Federal.
Quais são os direitos do trabalhador terceirizado?
O empregado terceirizado deve ter a carteira assinada e receber a remuneração mensal acordada, tendo os mesmos direitos que os demais trabalhadores, como pagamento de horas extras, adicionais de insalubridade e periculosidade (dependendo da função), adicional noturno, férias, 13º salário, FGTS etc.
O que diz a CLT sobre terceirização?
Terceirização do trabalho é o processo no qual uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os funcionários individualmente. Eles têm um vínculo trabalhista formal, sim, mas com outra empresa e não com aquela que está terceirizando parte do trabalho.
Em que difere a nova terceirização em relação à antiga?
Uma das principais mudanças promovidas pela nova legislação diz respeito à quais atividades podem ser terceirizadas. No antigo regime as chamadas atividades-fim da empresa não poderiam ser terceirizadas. Vale destacar que, antes da aprovação da Lei da Terceirização não existia uma lei específica regulamentando o tema.
Como ficou a terceirização na reforma trabalhista?
Atividade meio e atividade fim. Após a Reforma Trabalhista foi possibilitada a terceirização de atividades meio e atividades fim da empresa, mesmo que consideradas essenciais, sendo que antes da reforma era possível a contratação de serviços tão somente de meio, como os serviços de limpeza e segurança.
Qual artigo da CLT fala sobre terceirização?
455, da CLT ). Ao passo que a terceirização diz respeito à contratação de empresa para a prestação de um serviço que não está ligado, direta ou indiretamente, ao conjunto de atividades formal ou materialmente compreendidas no objeto social da empresa contratante.
O que diz o artigo 455 da CLT?
455 – Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.
Quando a terceirizada não paga?
Quem paga é a empresa prestadora de serviço. Mas, caso ela não cumpra com as suas obrigações, a lei determina que que a empresa contratante do serviço fica responsável por respeitar direitos previdenciários e trabalhistas.
Quem trabalha terceirizado tem direito a seguro desemprego?
O trabalhador terceirizado possui os mesmos direitos que qualquer empregado: férias, aviso prévio, FGTS, seguro – desemprego, irredutibilidade de salário, licença à gestante, licença-paternidade, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, etc.
Quem trabalha terceirizado tem direito ao seguro desemprego?
E é por isso que podemos dizer que o funcionário terceirizado possui os mesmos direitos garantidos pela CLT dos que trabalham com carteira assinada. Mas afinal, quais são esses direitos? Bom, alguns deles são: férias remuneradas; 13º salário; FGTS; vale transporte; e seguro desemprego por exemplo.
Quem paga os direitos trabalhistas do terceirizado?
Quem paga o salário do trabalhador terceirizado é a empresa que o contrata via modelo CLT. É ela quem deverá pagar também os direitos trabalhistas, como o 13º salário, licença maternidade ou paternidade, aviso prévio, férias, repouso remunerado e FGTS.
O que diz a Súmula 331 do TST?
I – A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.01.1974).
Qual o conteúdo do artigo 443 da CLT?
Art. 443 – O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.