Contents
- 1 O que é a Lei da Palmada?
- 2 Em que consiste a Lei da Palmada e como foi implementada?
- 3 O que muda com a aprovação da Lei da Palmada?
- 4 Qual a punição que a Lei da Palmada?
- 5 Porque ser a favor da lei da palmada?
- 6 Qual o objetivo da lei menino Bernardo?
- 7 Como denunciar a lei da palmada?
- 8 Quando foi proibido bater em alunos?
- 9 O que diz o artigo 5 do ECA?
- 10 Quando entrou em vigor a lei da palmada?
- 11 O que é castigo físico ECA?
- 12 O que é o vínculo na infância?
- 13 É proibido dar palmada?
- 14 Pode dar chinelada no filho?
O que é a Lei da Palmada?
Lei da Palmada é o nome informal da lei nº 13.010/2014 que proíbe o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes contra crianças e adolescentes no Brasil.
Em que consiste a Lei da Palmada e como foi implementada?
‘ Lei da Palmada ‘ foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, no final de 2011. A lei visa proibir castigos físicos às crianças e adolescentes pelos pais ou responsáveis. Com a alteração proposta no Projeto de Lei n° 7672/2010, serão acrescentados mais três artigos ao Estatuto.
O que muda com a aprovação da Lei da Palmada?
Ele muda um trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essa mudança define que crianças e adolescentes não podem ser educados com castigos físicos, tratamento cruel ou humilhações por pais, responsáveis, família e profissionais como médicos ou professores.
Qual a punição que a Lei da Palmada?
Pena – detenção, de dois meses a um ano, ou multa. § 1º – Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave: Pena – reclusão, de quatro a doze anos. § 3º – Aumenta-se a pena de um terço, se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos.
Porque ser a favor da lei da palmada?
Porque a Rede Não Bata, Eduque é a favor da lei contra os castigos físicos e tratamento humilhante. 1º – Os castigos físicos e tratamento humilhante são uma violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes. 2º – A lei, além de um instrumento jurídico, é um marco moral e ético de princípios e valores.
Qual o objetivo da lei menino Bernardo?
A lei nº 13.010, mais conhecida como Lei Menino Bernardo e sancionada no dia 26 de junho de 2014, alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados sem o uso de castigos físicos, de tratamento cruel ou degradante.
Como denunciar a lei da palmada?
Veja como denunciar casos de maus-tratos e negligência a crianças e adolescentes:
- DISQUE 100 – DISQUE DIREITOS HUMANOS.
- MINISTÉRIO PÚBLICO.
- PORTAL DO MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS.
- POLÍCIA MILITAR.
- POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E DELEGACIAS ESPECIALIZADAS OU COMUNS.
Quando foi proibido bater em alunos?
Em 1867, New Jersey foi o primeiro Estado a proibir a prática em escolas públicas. Mas somente em 1971, mais de cem anos depois, um segundo Estado, Massachusetts, seguiu o exemplo.
O que diz o artigo 5 do ECA?
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Quando entrou em vigor a lei da palmada?
Nesse contexto, a lei 13.010, apelidada de ” Lei da Palmada “, entrou em vigor em 26 de junho de 2014, alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente ( lei 8.069/90) bem como o Código Civil Brasileiro ( lei 10.406/02), estabelecendo como direito da criança e do adolescente a não submissão a qualquer forma de castigo
O que é castigo físico ECA?
A lei considera castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão. Já o tratamento cruel ou degradante é qualificado como conduta cruel que humilhe, ridicularize ou ameace de maneira grave.
O que é o vínculo na infância?
Olhar nos olhos, sorrir e dar colo para uma criança é tão fundamental quanto mantê-la alimentada, limpa e descansada. E é por meio de um vínculo seguro que a criança desenvolve sua integridade física, emocional e relacional, sua autonomia e independência.
É proibido dar palmada?
” Dar uma palmada não é crime, não acontece nada com os pais, como punição. Não se propõe que se puna ou penalize os pais”, diz a parlamentar. “Mas a palmada é uma violência, é o início de qualquer agressão. A essência da lei é proteger a criança de qualquer agressão.”
Pode dar chinelada no filho?
A verdade é que, há alguns anos, dar chineladas em filho era uma prática normal e aceita. No entanto, as tendências recentes na educação afirmam que é melhor usar outros tipos de práticas para repreender as crianças. Assim sendo, é melhor não fazer nada que possa causar mais estresse ou um trauma.