O Que Diz Lei De Hooke? (Perfect answer)

O que é a Lei de Hook?

A lei de Hooke estabelece que, quando uma mola é deformada por alguma força externa, uma força elástica restauradora passa a ser exercida na mesma direção e no sentido oposto à força externa. Essa força elástica, por sua vez, é variável e depende do tamanho da deformação que é sofrida pela mola.

Como se calcula a lei de Hooke?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:

  1. F = K.
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N)
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Quando é válida a lei de Hooke?

A lei de Hooke só é válida para forças menores que um valor limite, que depende da elasticidade da mola. Após este limite (ponto P na Figura 1), as deformações são irreversíveis, ou seja, quando a força é retirada, a mola não recupera sua forma original, ficando definitivamente deformada.

O que é a força elástica?

A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas.

You might be interested:  Lei Que Defende Os Direitos Humanos? (Solution found)

Em qual das regiões é válida a lei de Hooke?

Em um diagrama tensão-deformação típico, a lei de Hooke só é válida na região elástica de tensão, na qual o carregamento é reversível.

Quando o trabalho da força elástica e negativo?

O sinal negativo da equação indica que o sentido da força elástica é sempre oposto ao sentido do deslocamento da mola, como podemos observar nas figuras. A constante k é chamada de constante elástica ou constante de força. Ela é uma medida de rigidez da mola, portanto, quanto maior o valor de k mais rígida a mola é.

Qual a fórmula da força elástica?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:

  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como calcular o valor da aceleração?

Aceleração

  1. A aceleração é um conceito muito importante na física, na medida em que determina a quantidade de movimento de um corpo.
  2. A Aceleração Escalar Média (am) representa a variação da velocidade em determinado tempo e consequentemente da aceleração adquirida por esse corpo, expressa pela fórmula:
  3. am= Δv / Δt.

Como calcular a força normal de um objeto?

Ele é igual à massa do objeto multiplicada pela aceleração da gravidade. Multiplique os dois valores. Para encontrar a força normal, você precisa multiplicar o peso do objeto pelo cosseno do ângulo de inclinação.

Em que ano foi criada a lei de Hooke?

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

Quem descobriu a força elástica?

Robert Hooke (1635-1703), um cientista inglês, descobriu que em certas circunstâncias a deformação sofrida por uma mola é diretamente proporcional à intensidade da força que atua nela deformando-a.

You might be interested:  Lei Que Regulamenta O Trabalho Autonomo? (Solved)

Qual é a unidade de deformação no si?

Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m. Considerando g=10m/s², qual será a deformação da mola?

Como calcular a dureza da mola?

A constante elástica equivalente é 6 N/cm. Ou seja, quando colocamos uma mola de k1 = 15 N/cm associada em série com outra de k2 = 10 N/cm, a dureza dessa associação corresponde a uma mola de keq = 6 N/cm.

Quanto maior for o valor de K de uma mola mais difícil será deformá lá?

Quanto maior for o valor de K de uma mola, mais difícil será deformá – la. O valor de K de uma mola nada tem a ver com a facilidade ou dificuldade em deformá – la. D O valor de K de uma mola varia com a deformação que esta sofre ao ser submetida a uma força.

O que é a força do peso?

A força peso é a força de atração que um planeta exerce sobre os corpos que se encontram em sua superfície por meio do campo gravitacional. Ela corresponde à força pela qual os astros atraem os corpos e pode ser calculada através do produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *