Contents
- 1 Quais as formas de interpretação da lei?
- 2 O que é interpretar uma lei?
- 3 Quem faz a interpretação da lei?
- 4 Como pode ser a interpretação quanto aos meios?
- 5 Quais são os elementos de interpretação da lei?
- 6 Quais os tipos de interpretação Hermeneutica?
- 7 Como saber interpretar uma lei?
- 8 Qual a intenção da lei?
- 9 Quais são as funções da interpretação?
- 10 Quais os limites da interpretação da lei?
- 11 Quanto aos meios e técnicas empregados a interpretação é classificada?
- 12 O que é a integração do Direito?
Quais as formas de interpretação da lei?
Formas de interpretação do Direito
- Interpretação literal ou gramatical.
- Interpretação lógica.
- Interpretação histórico-evolutiva.
- Interpretação sistemática.
- Interpretação teleológica.
- Interpretação sociológica.
O que é interpretar uma lei?
Na vida jurídica, interpretar é confrontar o texto frio da lei com os fatos e litígios a que tem de ser aplicada, e, para este fim, a investigação do exato sentido do mesmo texto, isto nas palavras de Cunha Gonçalves, Ou, ainda, revelar o pensamento que anima as palavras da lei, como quer Clóvis Beviláqua..
Quem faz a interpretação da lei?
O Poder judiciário interpreta como a legislação deve ser aplicada em casos concretos, pois nenhuma lei está livre de ambiguidade em todos os casos. A legislação pode conter incertezas por uma série de razões: As palavras são símbolos imperfeitos para comunicar a “intencionalidade legislativa”.
Como pode ser a interpretação quanto aos meios?
Quanto aos meios empregados, a interpretação pode ser: a) literal (ou gramatical); b) teleológica; c) sistêmica (ou sistemática); d) histórica; e e) progressiva. Literal ou gramatical é aquela em que o exegeta se preocupa, em saber o real e efetivo significado das palavras.
Quais são os elementos de interpretação da lei?
São eles: Elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico e teleológico. Elemento gramatical –determina que o intérpret avalie, em sua atividade, o texto da lei, analisando as palavras e seus significados, para, assim, conseguir determinar o que a lei expressa.
Quais os tipos de interpretação Hermeneutica?
Por fim, o texto apresentará, de forma objetiva e sistemática, os principais métodos de interpretação da hermenêutica jurídica clássica, quais sejam: métodos gramatical, lógico, sistemático, histórico, sociológico, teleológico e axiológico.
Como saber interpretar uma lei?
Neste contexto, a leitura da numeração em referências legais (artigos e parágrafos de leis, decretos, regulamentos, portarias e atos do gênero) é feita da seguinte forma: Numeral ordinal de 1 a 9 (caso de um só dígito) e o cardinal de 10 em diante (isto é, a partir de dois dígitos).
Qual a intenção da lei?
A lei, uma vez promulgada, desprende-se da intenção originária do legislador para passar a ter um valor de per si, ou seja, uma validade objetiva, a partir da qual deve ocorrer o ato interpretativo.
Quais são as funções da interpretação?
A interpretação pode ser de natureza prática, quando se revela num contexto social concreto, auxiliando a atividade de julgar, como também de cunho teórico, quando exerce um trabalho meramente elucidativo de conceitos e institutos, servindo de subsídio para o operador do Direito.
Quais os limites da interpretação da lei?
Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a interpretação conforme à Constituição, conhece limites. Eles resultam tanto da expressão literal da lei quanto da chamada vontade do legislador. 95), e não alterar o significado do texto informativo, com mudança radical da própria concepção original do legislador.
Quanto aos meios e técnicas empregados a interpretação é classificada?
Em relação aos meios empregados, a interpretação pode ser gramatical ou literal e lógica ou teleológica.
O que é a integração do Direito?
A integração consiste em traduzir normas jurídicas em medidas ou mecanismos concretos que possibilitem seu cumprimento e adotar os meios necessários para torná-las efetivas.