Contents
- 1 O que é a lei segundo a Bíblia?
- 2 O que é estar debaixo da graça de Deus?
- 3 O que Jesus ensinou sobre a lei?
- 4 Por que Deus nos deu a lei?
- 5 O que são as leis de Deus?
- 6 O que é a lei moral de Deus?
- 7 Onde na Bíblia fala sobre a graça de Deus?
- 8 Quais são os efeitos da graça?
- 9 O que é a Lei do Antigo Testamento?
- 10 Quais são os mandamentos de Jesus Cristo?
- 11 Qual o mandamento que resume todos os outros?
O que é a lei segundo a Bíblia?
Lei bíblica refere-se aos aspectos por assim dizer “jurídicos”, embora espirituais por natureza, no contexto da Bíblia Sagrada judaico-cristã, as escrituras sagradas do Judaísmo e do Cristianismo.
O que é estar debaixo da graça de Deus?
Definimos por graça espiritual o favor imerecido pela humanidade, mas dado por Deus. Graça, como favor imerecido, é o fator revelador do amor de Deus por nós! Nesse sentido entendemos mais profundamente que a graça de Deus modifica a pessoa em sua essência.
O que Jesus ensinou sobre a lei?
Mateus 5:18 diz “Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.” Este “i” é a tradução para o português de iota, a menor letra do alfabeto grego, da mesma forma que yodh (י) é a menor no alfabeto aramaico.
Por que Deus nos deu a lei?
Segundo alguns críticos, as leis da Torá foram estabelecidas por Moisés, o qual, visando iniciar o processo civilizatório da nação israelita, criou leis severas e rígidas com o objetivo de disciplinar e manter pelo temor um povo turbulento, mas disciplinado.
O que são as leis de Deus?
Dez Mandamentos de Deus Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás.
O que é a lei moral de Deus?
(1) lei moral – revela a essência de Deus, a natureza boa santa e justa de Deus; Destas três, a única que é eterna, nunca passa, é a lei moral. Por isso, segundo entendem os cristãos, ela fornece um padrão universal de justiça a ser seguido em todos os tempos.
Onde na Bíblia fala sobre a graça de Deus?
“Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3,24). O senso comum atribui à palavra Graça, um sentido de benefício, algo positivo que tenha sido recebido sem que haja custo financeiro ou que algum tipo de troca.
Quais são os efeitos da graça?
A graça é uma dádiva do Pai Celestial concedida por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. A palavra graça, conforme é usada nas escrituras, refere-se basicamente ao poder capacitador e à cura espiritual oferecidos por meio da misericórdia e do amor de Jesus Cristo. Esses efeitos são chamados de morte espiritual.
O que é a Lei do Antigo Testamento?
Os Dez mandamentos eram o maior elemento isolado da lei, um código de ética humana, mostrando os deveres do homem para com Deus e para com seus semelhantes humanos. A lei foi dada para trazer a vida (Deuteronômio 4.1; 5.33; 6. 2; Ezequiel 20.11). Quanto a idéia da lei mosaica exprime o caráter moral de Deus.
Quais são os mandamentos de Jesus Cristo?
Os Dez Mandamentos
- “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).
- “Não farás para ti imagem de escultura” (Êxodo 20:4).
- “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êxodo 20:7).
- “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).
- “Honra a teu pai e a tua mãe” ( 20:12).
- “Não matarás” (Êxodo 20:13).
Qual o mandamento que resume todos os outros?
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”, uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.