Pode-se Afirmar Que É Exemplo De Extraterritorialidade De Lei Processual Penal? (Solution found)

É possível a extraterritorialidade da lei processual penal brasileira Sim ou não?

Sim, pois no processo penal vigora o princípio da extraterritorialidade, já que as normas processuais brasileiras podem ser aplicadas fora do território nacional.

Quanto a lei processual penal é possível afirmar que?

A resposta correta é a letra C. Conforme Artigo 2º do CPP “A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior”. Percebemos que no Direito Processual Penal, não vigora o princípio da irretroatividade ou princípio da retroatividade benéfica (art.

Quanto à aplicação da lei no espaço é correto afirmar que?

Quanto à aplicação da lei penal brasileira no espaço, é correto afirmar: A legislação brasileira adota de forma irrestrita o princípio da justiça universal; inclusive nos crimes de tráfico de pessoas esse princípio prevalece em prejuízo do princípio da territorialidade.

You might be interested:  Quando Usar A Lei Geral Dos Gases? (Correct answer)

Quanto à aplicação da lei processual penal no espaço é correto afirmar?

Quanto à aplicação da lei processual penal no espaço, é correto afirmar: orienta-se pelo princípio da territorialidade, que determina a exclusão da lei processual penal estrangeira em território brasileiro; vige a regra do local do crime, adotando-se a norma processual do local onde a infração se consumou.

Quais são as hipóteses de extraterritorialidade da lei penal brasileira?

A doutrina majoritária define duas hipóteses de extraterritorialidade: a incondicionada e a condicionada. São as hipóteses do Inciso I, Artigo 7º do Código Penal Brasileiro e segundo Masson (2019) “não está sujeita a nenhuma condição.

Quais são as formas de extraterritorialidade da lei penal?

A extraterritorialidade será incondicionada, condicionada ou hipercondicionada: (A) A extraterritorialidade incondicionada está prevista no artigo 7º, §1º, do Código Penal, alcançando os crimes descritos no art. 7º, inc.

Quanto à eficácia temporal da lei processual penal?

aplica-se somente aos fatos criminosos ocorridos após a sua vigência. vigora desde logo, tendo sempre efeito retroativo. tem aplicação imediata, sem prejuízo da validade dos atos já realizados.

Quais são as formas de interpretação da lei processual penal?

A lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito. Passemos, pois, a analisar cada método interpretativo.

O que é a lei processual penal no tempo?

É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo. No nosso direito, foi adotado o princípio da aplicação imediata das normas processuais, sem efeito retroativo.

Quanto aos elementos de integração do ordenamento jurídico é correto afirmar que?

Questão 5 Correto Marcar questão Quanto aos elementos de integração do ordenamento jurídico, é correto afirmar que: Escolha uma: A resposta correta é: A analogia consiste na aplicação a uma hipótese não prevista em lei, de disposição estabelecida para casos semelhantes..

You might be interested:  Para Que Serve A Lei No Antigo Testamento? (TOP 5 Tips)

É correto afirmar que o juiz cria direito?

O juiz cria direito ao decidir o caso concreto, cria o direito, ainda que na função de legislador negativo, ao negar validade à lei declarada inconstitucional, cria o direito quando, agindo como legislador positivo, cria norma a ser observada de modo geral, destinada indistintamente a todos.

Quanto ao arrependimento eficaz é correto afirmar que?

há arrependimento eficaz quando o agente, por ato voluntário, nos crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa, repara o dano ou restitui a coisa até o recebimento da denúncia ou da queixa. na desistência voluntária e no arrependimento eficaz o agente só responde pelos atos já praticados, se típicos.

Como se dá o funcionamento da lei processual no espaço e qual a teoria adotada?

Quanto ao espaço, a lei processual penal é regulada pelo princípio da territorialidade. Uma delas é quando existirem tratados e convenções internacionais adotadas pelo Brasil – nestes casos específicos, o código de processo penal, a lei processual penal brasileira, não será aplicada.

Quais princípios regem a lei processual penal no espaço e no tempo?

A lei penal no espaço rege -se pelos princípios da territorialidade, ou seja, aplica-se aos crimes praticados no território brasileiro, e também da extraterritorialidade, isto é, aplica-se a lei penal brasileira também aos crimes ocorridos no exterior quando preenchidos os requisitos previstos no art.

O que significa o princípio da territorialidade na aplicação da lei processual penal?

O Código de Processo Penal, por seu turno, adotou apenas o princípio da territorialidade, ou seja, a lei processual penal só se aplica no âmbito do território nacional. 70 do Código de Processo Penal, pois o crime foi plurilocal. O mesmo se dá se o crime é praticado em qualquer ponto do território nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *