Contents
- 1 Qual a lei que rege a EJA?
- 2 Quais as principais leis que regem a EJA no Brasil?
- 3 Quais as características dos alunos da EJA?
- 4 Qual foi o objetivo da lei 9394 96 para o sistema educacional para a EJA?
- 5 O que Paulo Freire diz sobre a EJA?
- 6 O que diz a Bncc sobre a EJA?
- 7 Como deve funcionar a EJA segundo a LDB 9.394 1996 artigos 37 e 38?
- 8 Quais são os eixos norteadores da EJA?
- 9 Quais as principais características do currículo na EJA?
- 10 Quais são as características que envolvem a especificidade da EJA?
- 11 Quais são os principais objetivos do EJA?
- 12 Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória?
Qual a lei que rege a EJA?
9.394/96, na qual a Educação de Jovens e Adultos – EJA passa a ser considerada uma modalidade de ensino, da Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental e Médio.
Quais as principais leis que regem a EJA no Brasil?
(LDBEN n.º 9.394/96). Essa Lei, em seu art. 37, contempla a EJA como modalidade da Educação Básica, e enfatiza sua identidade própria, determinando que a EJA é destinada “àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.
Quais as características dos alunos da EJA?
Voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, a Educação de Jovens e Adultos ( EJA ) é pautada pela inclusão e pela qualidade social.
Qual foi o objetivo da lei 9394 96 para o sistema educacional para a EJA?
Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.
O que Paulo Freire diz sobre a EJA?
Paulo Freire precursor da educação de jovens e adultos defende que o conhecimento através da educação é instrumento do homem sobre o mundo, toda essa ação produz mudança, portanto não é um ato neutro, mas o do ato de educar é um ato político.
O que diz a Bncc sobre a EJA?
Enquanto a BNCC não determina um programa específico para a EJA, entende-se que deve ser seguido o mesmo que é estabelecido para quem cursa a escola na infância e na adolescência. A BNCC não traz nada sobre isso, nem considera os diferentes sujeitos para determinar percurso curricular.
Como deve funcionar a EJA segundo a LDB 9.394 1996 artigos 37 e 38?
A EJA na LDB 9.394 / 96 Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.
Quais são os eixos norteadores da EJA?
Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo, como processo de seleção, análise da cultura e do perfil dos alunos da EJA. São eles: cultura, trabalho e tempo.
Quais as principais características do currículo na EJA?
Já o currículo para o EJA no Ensino Médio utiliza como referência a Base Nacional Comum, que deve ser complementada por uma parte que atenderá a diversidade dos estudantes. Muitas vezes as pessoas que se formam nessa modalidade de educação são vítimas de diversas espécies de preconceitos.
Quais são as características que envolvem a especificidade da EJA?
Ao analisarmos como acontece a EJA e o que ressaltou quanto às suas especificidades, nas propostas pesquisadas, oito pontos se destacaram: a origem de cada um; a diversidade dos sujeitos; a preocupação com o espaço físico; as formas de conceber as propostas curriculares; a disponibilidade de recursos didáticos; as
Quais são os principais objetivos do EJA?
A Educação para Jovens e Adultos ( EJA ) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.
Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória?
Ao tomar contato com essas diferenças, o aluno flexibiliza suas percepções visuais e quebra preconceitos. ÉPOCA – Por que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 só a música estava contemplada como obrigatória? A prática era muito bem aceita porque exigia disciplina dos estudantes.