Contents
- 1 Em que ano surgiu a Lei da aprendizagem?
- 2 Como surgiu a lei de aprendizagem?
- 3 Como era antes da lei da aprendizagem?
- 4 Qual decreto que regulamenta a Lei da Aprendizagem?
- 5 Quem criou o Programa Jovem Aprendiz Legal?
- 6 Porque a Lei da Aprendizagem é importante?
- 7 O que mudou na Lei da Aprendizagem?
- 8 O que diz o artigo 432 da CLT?
- 9 O que é o Decreto 5.598 05 e quais os seus principais pontos?
- 10 O que diz a Lei nº 10.097 2000 em relação aos percentuais de contratação de aprendizes?
Em que ano surgiu a Lei da aprendizagem?
Trazida pela Lei 10.097/2000, a Lei de Aprendizagem foi criada com dois claros objetivos: fomentar o preenchimento e criação de novas vagas de emprego por intermédio de programas de aprendizagem que capacitem os novos profissionais; e criar a da figura do aprendiz.
Como surgiu a lei de aprendizagem?
A aprendizagem no Brasil, regulada pela CLT, passou por um processo de modernização com a promulgação da Lei nº 10.097/2000 e ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, surgiu para auxiliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, possibilitando a primeira experiência trabalhista.
Como era antes da lei da aprendizagem?
Ainda antes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) vigorar, em 1990, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, já previa a contratação de aprendizes por empresas privadas. Até vantagens fiscais às empresas contratantes foram implementadas, com a adoção do FGTS de 2% nos contratos de aprendizes.
Qual decreto que regulamenta a Lei da Aprendizagem?
O Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, motivou a elabora- ção deste Manual pelo Ministério do Trabalho e Emprego e veio estabelecer os parâmetros necessários ao fiel cumprimento da legislação, regulamentando a contratação de aprendizes nos moldes propostos.
Quem criou o Programa Jovem Aprendiz Legal?
O que é o Programa Aprendiz Legal? O Aprendiz Legal é um Programa de formação profissional básica, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e implementado por instituições formadoras parceiras pelo país, voltado ao atendimento da Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem.
Porque a Lei da Aprendizagem é importante?
Criada com o objetivo de combater o trabalho infantil, a Lei da Aprendizagem oferece a possibilidade de um caminho seguro para a inserção do jovem (de 14 a 24 anos) no mercado de trabalho, por meio de um processo educacional voltado para o desenvolvimento profissional.
O que mudou na Lei da Aprendizagem?
Duas mudanças principais são a criação do Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego (Priore) e do Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva (Requip). O primeiro reedita as propostas da “carteira verde-amarela”, já rejeitada pela sociedade e pelo parlamento brasileiro.
O que diz o artigo 432 da CLT?
Art. 432. A duração do trabalho do aprendiz não excederá de seis horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada.
O que é o Decreto 5.598 05 e quais os seus principais pontos?
3º, Decreto 5.598/05: Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica compatível com o seu
O que diz a Lei nº 10.097 2000 em relação aos percentuais de contratação de aprendizes?
Fica fixado o mínimo e o máximo em relação à obrigação de empregar aprendizes, assim, todos os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços de Aprendizagem um número de aprendizes equivalente a 5% (cinco por cento), no mínimo, e 15% (quinze por cento), no máximo,