Contents
- 1 O que é o Projeto de Lei da terceirização?
- 2 Quem criou a terceirização no Brasil?
- 3 Quem aprovou a terceirização?
- 4 Quando surgiu a terceirização do trabalho?
- 5 Qual é a regra para a terceirização no Brasil hoje?
- 6 Como se caracterizou a origem da terceirização no Brasil?
- 7 Qual o conceito de terceirização e quando foi regulamentada no Brasil?
- 8 Como surgiu a terceirização na administração pública?
- 9 O que significa terceirização econômica?
- 10 Qual o contexto histórico do surgimento da terceirização no Brasil e no mundo?
- 11 O que é terceirização e como ocorre às atividades?
O que é o Projeto de Lei da terceirização?
A Lei Nº 13.429/2017, também conhecida como Lei da Terceirização, é uma lei brasileira sancionada (com três vetos) no dia 31 de março de 2017 pelo presidente Michel Temer que altera dispositivos da Lei no 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário.
Quem criou a terceirização no Brasil?
O marco inicial que possibilitou a contratação de terceirizados para desempenhar atividades-fim aconteceu por meio da aprovação do Projeto de Lei 4.330/2004 e tornou-se a Lei nº 13.429 de 31 de março de 2017, que alterou os dispositivos da Lei n. 6.019, de 3 de janeiro de 1974.
Quem aprovou a terceirização?
Em uma das votações mais polêmicas deste ano, o Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas.
Quando surgiu a terceirização do trabalho?
A terceirização surgiu nos Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial. Muitas empresas surgiram em toda a Europa e nos Estados Unidos. O mercado econômico logo voltou a crescer, paralelo ao crescimento das organizações.
Qual é a regra para a terceirização no Brasil hoje?
No sistema de hoje, para que uma organização utilize mão de obra terceirizada, é necessário que ela tenha disponível um capital mínimo. No caso de empresas com até 10 colaboradores, esse valor precisa ser de até R$ 10 mil. Para as empresas que tenham 20 empregados, esse capital mínimo deve ser de R$ 25 mil.
Como se caracterizou a origem da terceirização no Brasil?
Foi o modelo taylorista aliado ao fordista que conduziram o crescimento da planta industrial capitalista que dotada de grandes massas de trabalhadores, vinculados a funções pouco especializadas e que se conectavam facilmente pela esteira rolante da linha de produção.
Qual o conceito de terceirização e quando foi regulamentada no Brasil?
A terceirização tem sido registrada no Brasil desde o final da década de 1960. Ela começou no setor público, mas logo se espalhou pelo setor privado. Seu iní- cio se deu por meio do trabalho assalariado, mas evoluiu posteriormente para o trabalho não assalariado.
Como surgiu a terceirização na administração pública?
A terceirização no setor público teve início legal a partir do Decreto-lei nº 200/67, o qual previa que a Administração Pública se utilizasse sempre que possível da execução indireta de algumas atividades, mediante contrato e desde que satisfeitas algumas condições: Decreto-Lei 200/67: Art. 10.
O que significa terceirização econômica?
Uma empresa de terceirização é aquela que fornece bens ou serviços para outros negócios que estão em busca da redução da estrutura operacional, de custos e de recursos das atividades-meio. Assim, a medida torna a administração menos burocrática. A modalidade está disseminada por todos os setores da economia.
Qual o contexto histórico do surgimento da terceirização no Brasil e no mundo?
A história mostra que o surgimento da terceirização como processo e técnica de gestão administrativa ocorreu nos Estados Unidos após o início da Segunda Guerra Mundial, devido ao período de recessão daquele momento e à alta necessidade de produção e desenvolvimento de armamentos pelas indústrias bélicas.
O que é terceirização e como ocorre às atividades?
Terceirização é a contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo da empresa contratante. O conceito de terceirização prevê que a empresa contratada deve realizar os serviços com organização própria, autonomia técnica e jurídica, cumprindo o objeto do contrato.